sábado, 31 de janeiro de 2015

Vereador Josevaldo participa da entrega da Academia da Saúde em Brejo

A cidade do Brejo da Madre de Deus recebeu nesta sexta (30) a inauguração da Academia da Saúde Dr. Ruy Uchôa, o equipamento público que visa o bem estar da população local. 

Desde 2011, o Ministério da Saúde vem promovendo a implantação de polos do programa Academia da Saúde nos municípios brasileiros. Os polos são espaços físicos dotados de equipamentos, estrutura e profissionais qualificados, com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população.

O vereador Josevaldo (PTB) prestigiou o evento e parabenizou a atuação de seu grupo. “Nosso grupo é unido e tem muito trabalho para mostrar, tá aí mais um exemplo de um grupo que está visando o melhor para o Brejo. Parabenizo a todos os envolvidos e fico feliz em fazer parte dessa história”, disse o parlamentar.

Outros desafios - Junior Gomes fala sobre novo momento político

Novo presidente da Comissão de Finanças e Orçamento na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, Junior Gomes (PSB), foi entrevistado na manhã dessa sexta-feira (30) do Programa ‘Super Manhã’ da Rádio Vale do Capibaribe, onde falou sobre os novos desafios em sua nova função, trabalhos na Casa José Vieira de Araújo e expectativas para esse biênio. 

“Passei quatro anos na oposição e agora dois na situação como presidente da Casa. Duas experiências diferentes, mas de muita aprendizagem e trabalho. Agora uma nova missão foi atribuída, com uma das comissões mais importantes do Legislativo, onde não tenho dúvida que será da mesma forma intensa, mas também de muito compromisso”, falou. 

O vereador falou dos projetos apresentado na Câmara e destacou o projeto de resolução 003/2015, de sua autoria, que institui de forma permanente o Programa de Inclusão Tecnológica e Cidadania (CIDATEC) Jornalista Emanoel Glicério.

“Quando assumi a presidência, denominamos o nome do Curso de CIDATEC e depois com a morte do jornalista Emanoel Glicério, acrescentamos o seu nome como forma de homenagem. Demos uma maior visibilidade e concluímos o nosso mandato com mais de 800 certificados entregues”, disse e acrescentou “Agora, embasados em algo jurídico, que foi através desse projeto de resolução torna-se um programa obrigatório seja quem for o presidente da Câmara”. 

Futuro - Indagado sobre uma futura candidatura a vice-prefeito de Edson Vieira (PSDB), Junior foi cauteloso. “Não é momento de se discutir isso. Meu foco em 2016 e ter meu nome à disposição como candidato a vereador. Vamos ganhar 2015 junto com Edson, Diogo, Bruno Araújo, Paulo Câmara e todo o grupo. E se lá na frente surgir o convite estou a disposição”, disse. 

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015


Armando é o novo presidente do conselho da ABDI. Enquanto isso, cargos de Zé Augusto e Toinho do Pará  não deverão se concretizar

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, foi eleito presidente do Conselho Deliberativo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), durante a 1ª Reunião Extraordinária do colegiado, realizada ontem, na sede da entidade.

Na ocasião, também foi dada posse aos novos conselheiros e aprovada a designação da diretora Maria Luisa Campos Machado Leal para a presidência interina da ABDI. De acordo com a proposta apresentada pelo ministro, o Conselho realizará quatro reuniões ordinárias ao longo de 2015.

O ministro afirmou que revitalizará o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), fórum criado em 2004 pelo ministério para manter a interlocução entre o governo e o setor produtivo na condução dos temas de interesse da indústria.

Cargo para Zé Augusto – Quanto a contemplação do deputado José Augusto Maia (PROS) com um cargo no ministério comandado por Armando, tal possibilidade fica cada dia mais distante. À pessoas próximas o santa-cruzense tem dito que os únicos cargos, com perfil político, disponíveis na pasta comandada por Armando estão em Brasília, o que não interessa a Zé, que pretende ficar em Santa Cruz, para assim, chefiar o processo de escolha do candidato da oposição para a eleição municipal de 2016.

Cargo para Toinho do Pará – Se a situação não está nada fácil para Zé Augusto conseguir um cargo/emprego no ministério de Armando, para o ex-prefeito Toinho do Pará a previsão também não é nada animadora. A ausência de postos a serem ocupados por políticos de carreira, fará com o que muitos aliados de Armando tenham que refazer planos, pois muitos acreditavam que a pasta poderia se transformar em um verdadeiro cabide de empregos, coisa que, aparentemente, não acontecerá.


Vereador entrega Carta renuncia do mandato

Deputado estadual eleito pela Paraíba, com 30.670 votos, o vereador de Campina Grande, Tovar Correia Lima (PSDB) entregou na manhã desta sexta-feira (30), sua Carta Renúncia do mandato de parlamentar municipal. Emocionado, Tovar fez questão de lembrar os primeiros dias na Casa de Félix Araújo e fez questão de se despedir dos funcionários de um por um.

Ao longo de seis anos, Tovar apresentou mais de 1.000 proposituras. Em 2012 foi considerado o melhor vereador de Campina Grande pelo Instituto Tancredo Neves de Minas Gerais.

“Encerro minha missão nesta Casa com a sensação de dever cumprido, sabendo que desempenhei o meu melhor. Reconheço que só consegui chegar até aqui, deputado estadual eleito, por conta dos ensinamentos obtidos nesta Casa. Aqui eu tive mestres, professores que me ensinaram a conviver com o contraditório", disse. 




COMUNICADO – Mudança das feiras durante o carnaval
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, por meio da Gerência de Feiras e mercados comunica à população de Santa Cruz do Capibaribe e da região, que haverá mudanças nas feiras do período carnavalesco, ficando o seguinte calendário:

- Feira livre da Avenida Padre Zuzinha: será antecipada para o dia 14 de fevereiro (sábado) e acontecerá ao lado do Mercado Público Municipal;

- Mercado Público Municipal: abre até o dia 14 de fevereiro (sábado) e reabre só no dia 19 de fevereiro (quinta-feira);

- Açougue Público e feira ao lado do mesmo: funcionam até o dia 14 de fevereiro (sábado) e depois reabre só no dia 18 de fevereiro (quarta-feira de cinzas).

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015


Parecer da Assembleia é pela reeleição de Uchoa

Apresentado há pouco no Plenarinho 3 da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o parecer da Procuradoria da Casa é a favor de Guilherme Uchoa (PDT), atual presidente, poder disputar a reeleição ao posto. A coletiva em que o pedido de análise foi apresentado contou com a presença dos deputados Cleiton Collins (PP), Eriberto Medeiros (PTC), André Campos (PSB), João Fernando Coutinho (PSB), que é deputado federal eleito, e Vinicius Labanca (PSB).

O pedido de análise e encaminhamento de um parecer à Procuradoria foi solicitado pelo aliado do pedetista e 4º secretário da Assembleia, Eriberto Medeiros.

Com informações de Tauan Saturnino, da Folha de Pernambuco.

Zilda concede entrevista e diz: “Estou onde sempre estive, pois nunca deixei de ser Boca-Preta”

A ex-vereadora Zilda Moraes participou do programa ‘Opinião’, da Rádio Comunidade FM, na manhã desta quinta-feira (29). De forma sutil, ela falou sobre sua relação com o prefeito Edson Vieira (PSDB) e o seu provável retorno ao grupo situacionista, possibilidade que ganhou destaque na mídia nas últimas semanas.

“Tenho consciência que tenho colaborado com o governo de Edson, seja com a busca de emendas do deputado federal Mendonça Filho, ou mesmo com críticas, pois acho muito importante mostrar a ele e a sua equipe os pontos que podem ser melhorados em sua administração”, disse a ex-vereadora, vista como a maior referência do Democratas na Capital das Confecções.

Sobre a sua volta ao grupo liderado por Edson, Zilda desconversou, mas não negou. “Não posso dizer que já voltei ao grupo que é liderado pelo prefeito, mas estamos conversando. Estou onde sempre estive, pois nunca deixei de ser Boca-Preta”.

Para finalizar, a ex-vereadora comentou a conturbada relação dos principais nomes do grupo Taboquinha, partido que abrigou Zilda na disputa eleitoral de 2012. “Estou acompanhando tudo à distância, mas pelo o que tenho visto, Fernando mantém de  pé o seu projeto de ser candidato a prefeito, no entanto, sem o apoio de Zé Augusto, o que acho que não tem futuro para ele”, findou ela.


Secretaria de Educação promove Formação Continuada para rede municipal

Buscando a interação entre professores, auxiliares e gestores a Secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe, está promovendo nesta segunda-feira 02 de fevereiro, a partir das 8h no Cabana Clube, a 1ª Formação Continuada para toda a rede municipal de ensino.

O evento terá o tema: “Motivação para Ensinar e Aprender”, contará com apresentação da Orquestra Girassol e palestra com Adilson Silva, graduado em Administração de Empresas, especialista em Psicologia Organizacional e Marketing.

“Será nosso primeiro encontro neste ano, abrirá o ano letivo de 2015, contamos com a participação de todos os professores, será um momento de reflexão, pois melhorar e evoluir faz parte da nossa prática educacional”, destacou Joselito Pedro, Secretário de Educação.

Na próxima quarta-feira 04 de fevereiro, iniciarão as aulas na rede municipal de ensino, são mais de 12mil estudantes voltando às salas de aula no município. 


Quatro prefeitos podem ser expulsos do PT

Pelo menos quatro prefeitos devem ser expulsos do PT por infidelidade partidária nas eleições do ano passado. Na lista, estão os gestores de Machados, Argemiro  Pimentel, de Ibirajuba, Sandro Arandas, de Orocó, Reginaldo Cavalcante, e de Jaqueira, Marivaldo Andrade. Outros quatro processos serão analisados na próxima semana pela Comissão de Ética do partido. A decisão foi tomada na noite dessa quarta (28), durante reunião da Executiva.

Segundo a presidente estadual do partido,  a deputada estadual Teresa Leitão, há cerca de 100 processos de infidelidade para serem analisados. Desses, 32 nomes já pediram a desfiliação. Da lista de prefeitos, o único que poderá ter chance de permanecer na legenda é o gestor de Jaqueira, 

“Ele só não votou em Armando, mas manteve o voto em Dilma, João Paulo e em deputados do PT. Apresentou defesa. Quem apresenta defesa é porque quer o diálogo”, frisou.



Fernando Filho de olho na liderança do PSB


Em paralelo às articulações da candidatura do deputado federal Júlio Delgado (PSB) à Presidência da Câmara Federal, o deputado Fernando Bezerra Filho (PSB) movimenta-se para ocupar a liderança do partido no congresso, vaga desocupada por Júlio. A expectativa para que a questão se decida já neste sábado (31), às vésperas da eleição da mesa diretora. 

No caminho de Fernando Filho está o deputado Gonzaga Patriota (PSB), que primeiro colocou seu nome, ainda no ano passado. Fernando Filho começou a se movimentar, após ser estimulado pelo pai, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB).

Nos anos anteriores, o cargo de líder do PSB vinha sendo ocupado por parlamentares de outros estados, como o próprio Júlio, de Minas Gerais, e Beto Albuquerque, do Rio Grande do Sul.


Gabinete ou comitê?

Na última semana da campanha pela presidência da Câmara dos Deputados as salas das lideranças de PT, PMDB e PSB transformaram-se em verdadeiros comitês eleitorais.

Arlindo Chinaglia (PT-SP), Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Júlio Delgado (PSB-MG) transformaram as salas das lideranças de seus partidos, mas até nesse aspecto a diferença de investimento parece visível.

Delgado, que vem repetindo que sua campanha é a mais pobre, tem o comitê mais tímido, do ponto de vista visual.

Já Cunha e Chinaglia, que até jatinho tiveram a sua disposição na campanha, têm volume maior de propagandas espalhadas pelas lideranças

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Estudantes deverão ficar atentos aos prazos das inscrições da Bolsa Universitária

Continuam abertas as inscrições para o benefício da Bolsa Universitária para o primeiro semestre de 2015. De acordo com a Coordenadoria Municipal da Juventude de Santa Cruz do Capibaribe, os estudantes universitários residentes no município que cursam graduação em outra cidade e desejarem se inscrever deverão ficar atentos aos prazos que se encerram no dia 06 de fevereiro.

Para realizar o cadastro os estudantes deverão ter em mãos a Ficha de Cadastro devidamente preenchida e a documentação exigida no Edital da Lei da Bolsa Universitária e se dirigir aos seguintes pontos de inscrição: Coordenadoria Municipal de Juventude, Avenida Padre Zuzinha, Nº 178, Centro; Casa das Juventudes, Rua São Paulo, Nº 711, Santa Tereza e na Secretaria Municipal de Educação, Avenida 29 de Dezembro, Nº 79, Centro, no horário das 9h às 13h.

O Edital da Lei e a Ficha de Cadastro poderão ser encontrados nos pontos de inscrição ou no link a seguir:

http://www.4shared.com/rar/DizJMJ2Pba/Bolsa_Universitria_20151.html 

Os estudantes veteranos na Bolsa Universitária deverão atualizar seu cadastro com a apresentação da Ficha de Inscrição devidamente preenchida junto com a documentação pessoal (CPF, RG, comprovante de residência e comprovante de matrícula), nos mesmos locais e prazos das inscrições.    

Clima quente na oposição, mas por onde anda Toinho?

Enquanto o clima pega fogo dentro do grupo de oposição, visando a eleição de 2016, o ex-prefeito Toinho do Pará (PHS) novamente ‘mergulhou’, e não é visto nem ouvido nos debates políticos da cidade desde o fim do ano passado, pouco tempo depois de não ter conseguido êxito na eleição para deputado estadual.

Claramente magoado com o grupo de vereadores, que de forma unânime, apoiou Ernesto Maia (PSL), o ex-prefeito, pouco procura discutir o futuro do grupo oposicionista, que tem Fernando Aragão (PROS) como pré-candidato a prefeito.

Candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), em 2014, cargo que já ocupou por duas oportunidades, Toinho obteve 22.854 votos em todo o Estado. Em Santa Cruz do Capibaribe, que governou entre 2009 e 2012, somou 12.040 votos.

Triste - Desmotivado com os rumos do grupo em 2012, Toinho anunciou que não disputaria sua reeleição, participando de forma tímida da campanha de José Augusto Maia (PROS).

Volta? - Funcionário da Casa Civil durante o final do governo Eduardo Campos, há quem diga que Toinho pleiteia mais um espaço no atual governo Paulo Câmara (PSB).

Soldado do grupo – Na última entrevista ao programa Direto ao Ponto, em novembro passado, Toinho afirmou que está pronto para qualquer cargo. “Prefeito, vice-prefeito, vereador, ou um simples militante carregador de bandeiras”, disse.

Problemática – Caso o sonho em retornar ao Palácio Brás de Lira persista durante o ano pré-eleitoral e principalmente em 2016, Toinho terá que enfrentar, além de toda a disputa interna, caso na Justiça. No fim do ano passado, o Tribunal de contas do Estado (TCE) recomendou a reprovação das contas do gestor, referentes ao ano de 2010.

Caso e multa - Segundo o relatório do TCE, dentre as irregularidades detectadas estão, falhas na elaboração do PPA, LDO e LOA daquele ano, elaboração inadequada do Plano Municipal de Educação e não cumprimento de limite de despesa com pessoal. O ex-prefeito ainda sofreu duas penalidades, uma delas o débito à sua administração, no valor de R$ 551.827,00, além de uma multa pessoal de R$ 5.000,00.

Jéssyca promove agenda positiva em 2015


“Um ano de muito trabalho e novos desafios”. Desta forma a secretaria de articulação política do governo Edson Vieira, Jéssyca Cavalcanti, definiu o ano de 2015. Em entrevista ao programa ‘Nordeste em Foco’, Jéssyca revelou novidades sobre sua pasta para os próximos meses.

Encontro – Ela disse que dentro de algumas semanas promoverá um encontro com representantes de entidades do município, onde ouvirá reivindicações e necessidades de cada uma delas. “Promoveremos um café da manhã, logo após o carnaval, com instituições e entidades da cidade. Quero desta forma, saber dos anseios e reivindicações, para que assim possamos buscar soluções, de forma objetiva e clara”.

Fala Cidadão – Outra novidade será a implantação do Fala Cidadão, uma linha direta da secretaria com o povo de Santa Cruz. “A partir de março implantaremos o Fala Cidadão. Funcionará uma linha telefônica na minha sala, com número acessível também ao whatsapp. Através desse número ouviremos e veremos queixas, reclamações e fotos, para que a partir daí possamos saber das necessidades da população e assim, fazer o devido encaminhamento das demandas a todas as secretarias da prefeitura”.

A articuladora – “Além de todas as demais atribuições, fico muito feliz em fazer parte de uma pasta que lida diretamente com os vereadores e outras lideranças políticas. Tenho tentado fazer um bom papel de articuladora, em um ambiente no qual me sinto em casa, como é a Câmara de Vereadores”, finalizou.


Professores participam de capacitação sobre Mudanças Educacionais e Comportamentais
Professores da Escola Dinâmica participaram, durante toda semana passada, de várias atividades na instituição. Foram realizadas palestras e treinamentos que fizeram parte da programação da semana de capacitação realizada pela escola em parceria com as editora Moderna e Construir.

Na manhã da terça-feira (20), os professores receberam as orientações e a energia de Simone Cruz, palestrante da Editora Moderna que proporcionou momentos de muita interação com a palestra "Mudanças Educacionais e Comportamentais".

Uma capacitação que focou nas mudanças pedagógicas e no cotidiano escolar, englobando aspectos do trabalho em grupo com foco na determinação, companheirismo e inovações.

Os professores foram envolvidos em dinâmicas e técnicas que os despertaram para as inovações que a escola almeja para este ano. 


Vereadora Narah permanece na Casa José Vieira de Araújo e diz que gabinete está aberto para Zilda

Fim da expectativa. Vereadora Narah Lenadro (PSB), confirmou que permanece no legislativo municipal de Santa Cruz do Capibaribe, até o fim do seu mandato em 2016. Após meses de especulações de que a mesma poderia assumir algum cargo em secretaria no governo Paulo Câmara (PSB), a vereadora afirmou sua permanecia.

Segundo a vereadora, os dois últimos meses foram de intensas conversas com amigos e o prefeito Edson viera (PSDB), onde definiu sua posição.

Presidente da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) Mulher, do mesmo partido do governador e do único deputado estadual eleito na cidade, Diogo Moraes, a vereadora pretende ser mais um elo de ligação entre os governo estadual e municipal.

Convite – Houveram três reuniões na Capital Pernambucana para definir um espaço vara a Santa-cruzense no governo. No entanto após conversa com aliados a vereadora definiu por ficar onde está. “Componho hoje o grupo de articulação política da campanha e esse grupo vai continuar o trabalho. Cada um em sua região e, para isso, não preciso me afastar do meu cargo”, afirmou.

Campanha - A vereadora participou diretamente da campanha socialista na cidade e Região, para eleição de Paulo Câmara, frente Armando Monteiro Neto (PTB), e desde outubro existiam as especulações de que integraria o governo do estado.

Críticas – A confirmação da permanência de Narah, veio em momento de críticas quanto a sua ausência nas discussões locais e em algumas reuniões da Câmara.

‘Chumbo da guerreira’ - Na ultima semana, a ex-vereadora Zida Moraes (DEM), não poupou críticas a atuação parlamentar de Narah. Enfatizando que estava faltando comprometimento com a cidade. “Vereadora aqui deveria ser mais presente no seu trabalho. Estamos vendo alguém procurando espaço lá fora e deixando de estar atuando no seu mandato como deveria”, disse.

Nem aí – Quanto às críticas da ex-vereadora, Narah prefere não entrar no debate. “Já disse e repito, quando ela tiver proposta para discutir para Santa Cruz, o meu gabinete está aberto. Caso contrário, tenho muito trabalho a fazer e interesse nenhum em discutir o que ela acha de mim”, finalizou.