quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Economia  - Técnicos do Ministério do desenvolvimento visitam Santa Cruz do Capibaribe

Esta semana técnicos especialistas em exportação do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comercio Exterior, que tem a frente o ministro Armando Monteiro Neto, visitaram e conheceram de perto instalações do Moda Center Santa Cruz e Calçadão Miguel Arraes de Alencar, fazendo uma avaliação e preparação para o lançamento do Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) que será lançado, possivelmente até o fim do mês, em nossa cidade e tende a beneficiar confeccionistas de nossa região.

O PNCE é um braço do Plano Nacional de Exportações (PNE) lançado em junho pelo Ministro Armando Monteiro e objetiva capacitar as empresas com suporte necessário para incluir as mesmas em novas bases exportadoras.

“Fiquei bastante impressionado. Já tinha o conhecimento sobre o poder econômico e de produção, mas a dimensão é muito maior do que imaginávamos. E chama a atenção, além da quantidade a qualidade dos produtos. Tem plenas condições de desenvolver um trabalho exportador”, disse Gustavo Costa, analista de Comercio Exterior, ao Programa Direto ao Ponto, nessa terça-feira (11).

A princípio três Estados foram escolhidos para lançamento do PNCE e contarão com a presença do ministro, Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Além disso, um Estado da Região Centro-Oeste e Norte do país serão escolhidos.

Região

Para Santa Cruz do Capibaribe e região, onde a economia é formada principalmente por micro e pequenos empreendedores, o trabalho é de base, informação e sensibilização, com cursos de capacitação e transmissão de conhecimentos sobre erros e vantagens desse processo.

“É um processo longo. A empresa que decide exportar não tem que ter pressa; exportar amanhã. Ela vai continuar com seu processo de vendas, de amadurecimento, mas construindo esse viés de exportação e conhecendo as principais ferramentas de apoio.” – disse Eduardo Weaver, Coordenador Geral do Programa de Apoio às Exportações. Eduardo também frisou a importância do Sebrae no processo, bem como da formalização para que essas empresas possam estar inseridas nesse programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário