sábado, 15 de agosto de 2015

Bate-Papo Junior Gomes

Bate-Papo Junior Gomes

Conhecido pelo jeito contundente e irônico na tribuna da Câmara de Vereadores, o vereador Junior Gomes pouco parece com o menino calado e jovem tímido de outros tempos. O segundo filho do casal Maria José Aragão Bezerra e Antônio Gomes Bezerra Sobrinho foi o convidado do bate-papo Direto ao Ponto, onde contou travessuras de criancice, fatos curiosos e histórias de campanha.  Conheça um pouco mais de sua vida nas próximas linhas.

Infância

Nascido em 10 de outubro 1978 na cidade de Caruaru, morou toda a sua juventude na Rua Professora Olindina, conhecida como a rua do antigo Ginásio. Familiares contam que um susto quando pequeno lhe fez mudar comportamento e deixou traumas por anos. Como por exemplo, não dormir no escuro... “Foi um trovão. Não lembro tão bem, minha mãe que conta. Mas era muito chorão e medroso. Até hoje sou”, diz às gargalhadas.

Olha a água - Seus fins de semana, nesse período, foram na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) da cidade, onde jogava bola e aprontava com amigos. Foi no clube onde uma travessura marcou a formatura de um primo. Durante festinha do ABC, Junior empurrou o formando na água da piscina. “A gente estava na beira da piscina e ele todo prontinho, todo engomadinho... foi uma travessura de moleque, queria pedir até desculpa a ele depois desses anos”, relembra rindo do fato.

Curiosidades

Fora dos padrões– Junior disse que não faria primeira comunhão, coisa que a mãe desejava, assim como estava fazendo os outros irmãos. No entanto quando a mãe estava assistindo o ato na igreja, olha para o lado e não ver Junior, e lhe enxerga entre as outras crianças com uma vela na mão. O detalhe é que não estava com a roupa específica para primeira comunhão e destoando dos demais ainda tomou a vela da mão de outra criança para o ato.

Amizades que ficaram – Dos tempos colegiais, ainda perduram amizades até hoje que faz questão de citar. “Carlinhos de Zé Carlos Balbino me identifiquei muito, a gente brigava e logo em seguida já estávamos brincando novamente. O Fábio, hoje secretário o próprio Luciano, hoje colega de bancada e amigo e também Pedro Neto são desse período da minha vida”, conta.

Estudos

Ensino fundamental e médio completo no Colégio Cenecista, onde tinha como diretor de ensino, nada mais nada menos que Antônio Gomes Bezerra, seu pai. “Eu não era tão comportado, mas no Cenecista tinha aquela coisa de ser filho do diretor”, conta que isso inibia bastante.

Professor nota 10 - As coisas não eram facilitadas pela parte da direção escolar, no entanto conta que um professor lhe era bastante simpático... “Tinha um professor amigo meu, que em determinada matéria passava provas geralmente de assinalar e eu chamava e dizia que estava em dúvida na questão, ele vinha colocava o dedo e voltava... no fim era um 10”, conta rindo.

Festas - Dos tempos colegiais, Junior não esquece os eventos promovidos. “Todo dia 7 de setembro tocava na banda. Eu tocava Tarol... e passamos muitos anos com o mesmo uniforme. Zé Carlos era o regente e bom eram os ensaios... Saíamos na rua Siqueira, próximo à Câmara. Além disso, o São João Cenecista não tinha igual. Não tenho medo de dizer que era o melhor São João escolar. Papai trouxe durante uns anos Ezequias Rodrigues que tocava um forro bom danado”, recorda com saudade.

Profissionalização

Formado em Ciência Contábeis na FAFICA em 2006. Formação do pai que, assim como ele, os irmão também seguiram. “Iniciei o curso em 2001 e antes eram cinco anos. Tinha a missão de ir todos os dias para Caruaru. Eu e Jailson, irmão de Jéssyca (Cavalcanti) irmão dela e meu irmão também”, diz.

Vez por outra... – Com Jailson, além das aulas e viagens, não esquece o ‘bar do fino’. Ponto de encontro certo para comer um espetinho e tomar uma dose. “Na entrada da faculdade, no canteiro tem um cantinho mesmo. Um local que a gente parava para conversar um pouco com o pessoal e às vezes ficava por lá mesmo”, relembra.

Carreira profissional

Exerceu a função de Tesoureiro da Associação de Contabilistas de Caruaru e Agreste de Pernambuco (ACCAPE) no período de 2001 a 2003.

Foi fundador e 1º Presidente da Associação Santa-cruzense de Contabilistas (ASCONT) durante o período de 2003 a 2006, e atualmente é membro do Conselho Fiscal e do Conselho Consultivo da entidade.

Exerceu ainda o mandato de Diretor Financeiro da CDL de Santa Cruz do Capibaribe.

Política 

Com um pai ligado às questões políticas de nossa cidade, quando criança tinha repulsa ao tema. No entanto, com o crescimento e a participação mais efetiva em campanhas eleitorais, a vontade foi despertada. “Quando criança tinha uma ausência muito grande do meu pai. A política tem isso. E eu não gostava, ficava triste justamente por conta disso”, diz.

Antônio Gomes Bezerra foi candidato a vereador em 1988 e conseguiu cerca de 470 votos, ficando na suplência.

“O tempo foi passando e fui tomando gosto pela política. Meu pai sempre foi muito amigo de Zinha e Edson Vieira, fazendo campanha inclusive”, diz.

Casado com Emanuela Jordão de Mello Gomes, filha do ex-deputado Augustinho Rufino, foi através da família que ingressou de vez na causa.

“Na eleição de 2002 a gente já estava namorando e foi ai que participei mais de uma campanha. Não na coordenação, mas participando de todas as conversas, reuniões de grupo... Em 2004 fizemos a coordenação da campanha majoritária de DR.Nanau”, conta.

A coordenação da majoritária de 2004 teve ainda Luciano Bezerra e Fábio Aragão. O resultado foi uma derrota para o então candidato à reeleição, José Augusto Maia.

“Com pouquíssima experiência, a gente procurava mesmo contribuir de alguma forma, trazendo ideias inovadoras. Começou mal depois fomos melhorando e infelizmente não teve Êxito”, relembra.

2008 - Candidato eleito

Eleito com 1.806 votos, tendo apoio principalmente do ex-deputado Augustinho e Zé Boi. Mãe e pai não queriam que ele fosse candidato

Curiosidade- No bate-papo direto ao Ponto o ex-prefeito Augustinho Rufino revelou que desejava ainda disputar mais uma eleição e encerrar sua carreira como vereador da cidade. O empecilho que surgiu foi justamente o genro que queria ser candidato e pediu seu apoio na disputa.

O mandato foi pautado por intensa oposição à gestão Toinho do Pará e ficou marcada pela criação do’ Toinho Buracão’, personagem que fazia uma alusão ao gestor.

2012 – Reeleito com 1462 votos e escolhido presidente para o primeiro biênio.

Jogo rápido

Antônio Gomes Bezerra (pai) – Quem me proporcionou condições e possibilidades de estudar, me formar, ser um profissional e viver dignamente

Dimas Dantas – A pessoa mais falsa que conheci em toda minha vida

José Augusto Maia – Um vendedor de ilusão

Eduardo Campos – Eterna liderança do Brasil, presidente eterno do PSB e um grande homem que perdemos precocemente

Ernesto Maia – Sobrinho querido e preferido de José Augusto Maia

Carlinhos da COHAB – Um papangu

Fernando Aragão – A metamorfose ambulante. Diz uma coisa hoje e amanhã diz o contrário

Edson Vieira – Prefeito que está conseguindo transformar essa cidade

Diogo Moraes – Meu amigo, e grande responsável por essa brilhante obra que assim como Augustinho levou asfalto daqui para Jataúba ele está trazendo a duplicação da PE-160.

Augustinho Rufino – Muita gente acha que com aquela cara é chato, mas ele é fantástico. Um amigo que demorei a conhecer, mas que valeu a pena, uma grande pessoa

Santa Cruz do Capibaribe – Uma cidade importante para Pernambuco e o Brasil, de um povo trabalhador e que precisa que a gente a cada dia cuide dela como nossa casa, não apenas quem tem mandato, mas todas as pessoas que ganham seu pão de cada dia nela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário