quinta-feira, 2 de julho de 2015

Detonou: Vereador de situação detona Cadeia Pública de Santa Cruz do Capibaribe

O vereador Zé Minhoca (PSDB) utilizou a sua rede social para “detonar” a cadeia pública municipal, confira abaixo a nota publicada no facebook do parlamentar.

Não fosse nossa veemente reclamação, surpreendentemente, e bote surpreendente nisso, as ditas "autoridades" da Secretaria da Defesa Social do Estado, teriam inaugurado, ontem, o que eu chamo de "vergonhoso presente" aqui em Santa Cruz, que é o novo Presídio da nossa cidade. Digo vergonhoso, porque tenho absoluta certeza de que, dos cem mil habitantes que somos, nem UM, somente UM, não gostaria de recebê-lo. No mês passado, em contundente discurso na Câmara, chamei a atenção de todos para a aberração que foi a nociva construção dessa mazela, aqui na nossa cidade. Que benefícios trará para Santa Cruz e região? Benefício nenhum. Só problemas. E muitos problemas! A começar pela acomodação habitacional dos familiares dos nossos "novos moradores." E aqui, quero deixar registrado, não ser uma opinião preconceituosa essa leitura que faço, mas apenas quero traduzir a realidade que as "ditas autoridades" fazem questão de não-querer-ver. Inicialmente, serão cinquenta os ressocializantes, e é por esta palavra que devem ser denominados todos, e quem sou eu para tratá-los por marginais, bandidos ou delinquentes ? Pois bem, incomodado com a vinda desses "novos moradores" pra minha cidade, cidade em que nasceram meus antepassados; em que nasceram os antepassados da minha esposa; em que nasceram nossos filhos e em que haverão de nascer os filhos dos nossos filhos, tomei a iniciativa de, através do Parlamento, exigir do Comando Geral da PMPE, pelo menos, um policiamento dirigido especialmente à segurança daquele unidade prisional, no que fui prontamente atendido. A guarda do Presídio, não será retirada dos poucos e bravos Policiais que trabalham com dedicação nas nossas Ruas. Conquista esta, devido a presteza e colaboração do Dr. Iron Miranda, honrado, diligente e corajoso Promotor Público da nossa Comarca. Foi também, ao Dr. Iron Miranda, que comuniquei o desejo "das autoridades" em inaugurar o nosso nefasto Presídio, mesmo com absurdas falhas estruturais no seu espaço físico, como a colocação de portas frágeis em algumas dependências, e por sinal com algumas já quebradas; a não existência de um corpo da guarda; a não existência de rádios HT para comunicação entre os Policiais nas guaritas, guaritas por sinal, que não oferecem completa segurança, pois possuem visibilidade reduzida e, absurdamente, possuem trancas por fora das suas edificações, dando margem à que revoltosos com um simples ato de tocar no ferrolho, deixe o Policial de serviço encurralado.

O "bendito" Presídio, também não dispõe de refletores externos. Nem de recepção em que funcionários e Policiais de serviço possam identificar visitantes.

Vale lembrar, que em outubro do ano passado, além de comunicar ao Secretário da Defesa Social; ao Comando Geral da PMPE e ao Ministério Público, comuniquei também, às nossas entidades representativas: ASCAP; CDL e Moda Center, através do Requerimento 378/2015, as medidas que almejava. Agora, irmanados outra vez, gostaria de contar com o talento e a inteligência dos nossos valorosos profissionais da imprensa e que esse "presente-de-grego," fosse, no mínimo, reavaliado.


Com fotos captadas hoje pela manhã/tarde, para que todos tomem ciência e ajudem como puderem. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário