terça-feira, 14 de abril de 2015

Todos por Pernambuco - Seca é apontada como maior preocupação do Agreste

A crise hídrica foi a principal queixa da população do Agreste, durante a última edição do Seminário Todos por Pernambuco, na região. Realizado pelo Governo do Estado, os debates aconteceram entre os dias 9 e 11, em três municípios: Surubim, Garanhuns e Caruaru. O resultado do encontro ganhou destaque no pronunciamento do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Diogo Moraes (PSB), na Reunião Plenária da segunda (13). 

A ideia da gestão com o seminário é discutir com a população as necessidades locais, com vistas a elaborar políticas públicas para os próximos anos. “A seca foi o ponto mais reclamado, porque é o Agreste que mais sofre com a estiagem”, disse o parlamentar, observando ainda que a Barragem de Jucazinho, por exemplo, está com apenas 8% da sua capacidade. O reservatório abastece grande parte das cidades da região, conforme lembrou o primeiro-secretário. 

O socialista elogiou também a participação popular na iniciativa, que discutiu, entre outros assuntos, cidadania; segurança pública; infraestrutura e educação. 

“Nos três dias de seminário o envolvimento das pessoas nos chamou a atenção. 

Vivemos um momento de crise política e econômica, mas presenciei um Governo disposto, atento às dificuldades e que escuta a todos”, declarou. 

As sugestões colhidas serão encaminhadas à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) que, após análise, deverá incorporá-las ao Plano de Governo. Definidas as políticas públicas, o Poder Executivo elaborará o Plano Plurianual (PPA), cuja redação trará as metas da gestão estadual para os próximos quatro anos. 

Depois de elaborado, o PPA será enviado à Alepe, até o fim deste ano, para ser apreciado pelo Poder Legislativo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário