segunda-feira, 20 de abril de 2015


Falta de Transparência: Cidades podem ficar sem repasses da União

A falta de transparência de prefeituras do agreste de Pernambuco está na mira do Ministério Público Federal . A procuradora da República, Natália Lourenço, enviou uma recomendação à Presidência da República para que os repasses voluntários de 15 municípios sejam bloqueados até que os gestores atendam às exigências da Lei Complementar nº 131/2009, que institui a obrigatoriedade do Portal da Transparência e do acesso à informação. O documento foi enviado na semana passada à Procuradoria Geral da República, instância apropriada para tratar com a Presidência.

As prefeituras tocadas pela recomendação são: Agrestina, Altinho, Barra de Guabiraba, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Casinhas, Cumaru, Frei Miguelinho, Jataúba, Jurema, Riacho das Almas, Sanharó e Vertentes.

E Santa Cruz do Capibaribe? 

O Portal da Transparência vem sendo um dos principais alvos da posição como sendo uma das principais falhas do governo Vieira. Como a cidade não apareceu na lista das prefeituras que podem perder os recursos federais esse é mais um assunto que deverá ser deixado de lado pela oposição.

O Secretário de Planejamento e Gestão do município Gilson Julião, comemorou na manhã desta segunda-feira (20) o fato. “A gente fica feliz por que nós da secretária de Planejamento e Gestão temos tido um cuidado e uma cobrança constante para que os dados, processos licitatórios, receita, projetos de leis, portarias, documentos sejam postos no Portal da Transparência”, falou à Rádio Polo.

A AMUPE explica 

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, prefeito de Afogados da Ingazeira, disse que a instituição tem feito todo o esforço junto aos gestores. “O problema é que existe uma certa contradição nas análises dos vários órgãos. O MPF pede uma coisa, o MPPE fala de outra. E, claro, existe uma dificuldade de pessoal e entendimento”, pontuou. Ele também criticou a dureza da penalidade. “Ainda mais em tempo de crise. Sem receita própria, muitas dependem dos repasses da União”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário