quinta-feira, 12 de março de 2015

Secretaria de Saúde realiza jornada municipal de prevenção das DST/HIV/ AIDS

A secretaria municipal de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, em parceria com a secretaria Estadual de Saúde, realizou nesta quinta feira 11/03 a semana municipal de prevenção as DST/AIDS. As palestras foram ministradas pelo médico Dr. François Figueirôa e Bethânia Cunha, responsável pelas políticas públicas estaduais de DST/AIDS. 

O objetivo do evento foi debater e reforçar a capacitação dos agentes de saúde do município, como a sociedade em geral de como se prevenir sobre DST/HIV/AIDS e Hepatites, onde discutiram formas de realizar ações de combate ao crescente número de casos de HIV em todo Brasil. A jornada teve programação simultânea na câmara de vereadores e no auditório da secretaria de educação na parte da manhã.

Na ocasião estiveram presentes diretores, técnicos de enfermagem, secretário de saúde, secretária de inclusão social, de articulação política, sociedade, enfermeiros, médicos e representante do Conselho Tutelar. No auditório da Câmara de Vereadores a palestra iniciou as 9h00 e foi direcionada aos agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, auxiliares de enfermagem e auxiliares de cirurgião dentistas, na intensão de conscientizar e realizar uma atualização em prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

No período da tarde, foi promovida palestra realizada no auditório da secretaria de Educação, direcionada para lideranças comunitárias, secretários da prefeitura, conselhos municipais e toda a sociedade civil organizada. Em Pernambuco, mais de 2 mil pessoas são infectadas por ano, e 500 casos de morte por AIDS por ano no estado, um número que vem crescendo. Esses são números de pessoas que buscam tratamento, existem pessoas contaminadas que não sabem, por isso a importância de fazer o teste de HIV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário