domingo, 22 de março de 2015

Professoras da Escola Dinâmica usam brinquedos educativos para estimular a reflexão de alunos da Educação Infantil

A brincadeira é uma maneira surpreendente de aprendizagem, além de promover a integração entre as crianças. A criança está sempre descobrindo e aprendendo novas coisas, é um ser em criação, o brincar nessa fase é fundamental para seu desenvolvimento social e cognitivo. Sabendo disso, as professoras da Dinâmica realizam aulas com brinquedos educativos. Peças de diferentes tamanhos e formatos, feitas de plástico, espuma ou madeira, usadas para montar objetos, utensílios, prédios, veículos e blocos de construir são brinquedos que estimulam a reflexão sobre formas e tamanhos.

Durante a aula as professoras estimulam a turma a refletir sobre formas e tamanhos e a planejar montagens considerando as relações necessárias para que não caiam. Os pequeninos são desafiados a montar formas diversas, seja observando modelos feitos por colegas ou criando seus próprios projetos.

A professora Janair Freitas da turma do Jardim I, é uma das que utiliza vários tipos de brinquedos educativos em suas aulas na Escola Dinâmica.

"É brincando que a criança aprende a respeitar regras, a ampliar o seu relacionamento social e a respeitar a si mesmo e ao outro. Os brinquedos são elementos elaborados que proporcionam experiências, possibilitando a conquista, o desenvolvimento e a formação da sua identidade da criança. Como podemos perceber, os brinquedos e as brincadeiras são fontes inesgotáveis de interação lúdica e afetiva. Para uma aprendizagem eficaz é preciso que o aluno construa o conhecimento, assimile os conteúdos. E alguns brinquedos são um excelente recurso para facilitar a aprendizagem, neste sentido, é por meio do universo lúdico que a criança começa a expressar-se com maior facilidade, ouvir, respeitar e discordar de opiniões, exercendo sua liderança, sendo liderados e compartilhando sua alegria de brincar." Explica a professora Janair Freitas.

A parte mais interessante é que durante a aula percebem-se profundos momentos de concentração das crianças. O processo educacional é mesmo fascinante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário