sexta-feira, 20 de março de 2015

Bate papo Direto ao Ponto

Na ultima quarta-feira (18) estreou no Programa Direto ao Ponto, um novo quadro, um bate papo diferente com personalidade de nossa cidade, para conversar sobre a vida e carreira pública.

O convidado de estreia foi o prefeito Edson Vieira (PSDB) que relatou história da adolescência e juventude até chegar a disputas eleitorais, em 1992. “Minha infância foi na Rua Jatobá e 13 de maio onde guardo amizades hoje, desde aquele tempo”, lembrou.

Estudou na escola Padre Zuzinha e Cenecista em Santa Cruz e se formou em Ciência Sociais.  Uma curiosidade nesse período, é que o atual presidente da Câmara de Vereadores, Afrânio Marques (PDT) foi treinador de futsal no colegial.

Filho de político, Edson realizou seu primeiro discurso com 14 anos, 1988 quando o pai foi candidato a vice-prefeito na cidade.

Tentativa ‘fracassada’
O prefeito relatou que o pai não tinha vontade de que ele entrasse na vida pública. Ainda em 1990, vendo as pretensões do filho em ingressar e disputar as eleições que viriam dois anos mais tarde, o mandou para o Recife, para estudar e trabalhar. A tentativa não deu certo...

“Eu pedi e ele não queria deixar e há poucos dias para as convenções, 10, 15 dias ele me liberou. Tive 1.155 votos representando o seguimento jovem”, contou.

Eleito à época como o parlamentar mais jovem do país, Edson foi reeleito em para o cargo em 2004, como o mais bem votado. Ainda foi eleito duas vezes para deputado estadual (2006-2010) até chegar a Casa Brás de Lira em 2012.

Briga e derrota 
Edson contou ainda sobre o período turbulento com o ex-aliado José Augusto Maia (PROS), em 1998. “Eu não fui vice em 1996 pela união do grupo e fui traído em 98”, disse. Em 1998 ambos tentaram a vaga para a ALEPE, onde nenhum conseguiu êxito. O fato marcou o fim da denominação ‘cabecinha’, saída de Edson do grupo e logo em seguida o surgimento do grupo ‘taboquinha’.

Contra Toinho
Edson revelou que na eleição municipal, o grupo não estava bem internamente, um dos fatores determinantes para o resultado. “Em 2008, não tivemos a unidade completa do grupo, para os outros parecia tudo bem, mas internamente não estava acontecendo”. 

A vitória 
A consagração veio em 2012, em disputa contra o então deputado federal, José Augusto Maia (PROS) para a prefeitura. Edson deu a volta por cima e foi eleito prefeito. “Em 20010 eu já tinha aumentado minha votação para assembleia, fiz novas alianças, mudei algumas figuras em termos de coordenação e comecei a juntar as pessoas pedindo a chance de ser prefeito. uma oportunidade para mostrar aquilo que imagina há anos”, disse. 

Jogo rápido
Convidado para definir algumas personalidades em poucas palavras, o prefeito respondeu o seguinte:

Dilma Rousseff – Decepção 
Eduardo Campos – Grande líder 
Zinha Vieira – Meu líder
Zé Elias – Cidadão de bem  
Dimas Dantas – Sem comentários 
Toinho do Pará – Foi enganado 
Ernesto Maia – Faz política com sarcasmo
Zé Augusto – (Uma pausa...) Sem limites para enganar as pessoas 
Fernando Aragão - (Nova pausa...) Uma capa 
Família – Meu amor
Santa Cruz do Capibaribe – Minha paixão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário