segunda-feira, 5 de janeiro de 2015


Novo ministro recebe primeiro “carão” presidencial

Não precisou nem de 48 horas depois da posse de Dilma Rousseff (PT) para que um dos nomes fortes do núcleo econômico do novo ministério, Nelson Barbosa, novo titular do Planejamento, levasse o seu primeiro puxão de orelha da presidente. A petista determinou, no ultimo sábado (3), que o auxiliar voltasse atrás em relação à sua intenção de rever a regra atual de correção do salário mínimo. 

Durante toda sua campanha à Presidência da República, Dilma garantiu que não mexeria em direitos trabalhistas, apesar de ter endurecido, na última semana, o acesso a alguns benefícios como o seguro-desemprego. Logo depois de assumir o cargo, Nelson Barbosa anunciou sua intenção de enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei que altera o cálculo do reajuste do rendimento básico do trabalhador, apesar de reafirmar que manteria o aumento real.

A ordem de Dilma veio logo depois de ela ler as manchetes dos jornais e se irritar, temendo reação negativa das centrais sindicais, o que aconteceu logo após as declarações do novo ministro. Em razão disso, mandou que Barbosa desmentisse a informação. A presidente foi atendida por meio de uma nota seca do Ministério do Planejamento: “A proposta de valorização do salário mínimo a partir de 2016 seguirá a regra de reajuste atualmente vigente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário