sexta-feira, 31 de outubro de 2014


Secretaria de Educação firma parceria com Curso Preparatório Militar

A Secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe firmou convênio na manhã desta quinta-feira (30), com o Ensino Especializado Pré-Militar, unidade Surubim, para realizar o Curso Preparatório Militar destinado a alunos da rede pública municipal.

Com duração de 12 meses e 50 vagas o curso tem a finalidade de preparar jovens de 12 a 18 anos para concursos públicos militares e será realizado na Escola Municipal Professora Ivone Gonçalves de Araújo (antigo Colégio Cenecista), sempre aos sábados.

“Viemos trazer este curso com objetivo de preparar os jovens da rede pública de Santa Cruz para concurso público militar, através de preparação com aulas didáticas e o nosso diferencial que é o treinamento físico”, falou Santos, Tenente-Coronel Pré-Militar.

Joselito Pedro, Secretário de Educação, disse que o Curso Preparatório Militar é mais uma ação em busca de melhorias para a educação do município. “Este curso veio para diminuir a nossa carência em prepararmos jovens para concursos públicos, sem falar que os estudantes receberão boas orientações pessoais com atividades militares, é mais uma boa oportunidade que conseguimos para os jovens de Santa Cruz”.

Os Jovens irão receber aulas de matemática, português, física, inglês, complemento de militarismo, patriotismo, antidrogas, combate à incêndios, atividades com bússola, nó e amarras, defesa pessoal, atendimento pré-hospitalar (APH), acampamento, primeiros socorros, marchas, desfiles cívicos, escaladas e participarão de encontros nacionais pela Federação de Grupos Pré-Militares do Brasil.
As matrículas serão realizadas nos próximos dias 25 e 26, na Escola Professora Ivone Gonçalves.
Legislativo em Ação : Câmara de Santa Cruz com semana movimentada

Duas sessões ordinárias, reuniões de comissões e debates marcaram essa semana na Casa José Vieira de Araújo. 

Na terça (28) no período da manhã, aconteceu a 12ª Sessão Ordinária onde projetos do executivo e legislativo foram discutidos, apresentados e votados, além dos requerimentos dos vereadores.
Já no inicio da quarta (29) os servidores estiveram reunidos com o presidente Junior Gomes em mais uma reunião de avaliação, na pauta a busca constante por melhorias nos serviços prestados. Na parte legislativa a Comissão de Legislação e Justiça, que é presidida pelo vereador Zé Minhoca (PSDB) discutiu e votou os projetos 031/2014 que dispõe sobre abertura de crédito suplementar e o 030/2014 que dispõe sobre o sistema de incentivo fiscal a projetos habitacionais de interesse social, vinculados ao Programa Minha Casa Minha Vida, ambos do poder executivo. Além do projeto de resolução 063/2014 que concede o título de cidadão ao Sr. Bruno César Cordeiro de Araújo. Todos os projetos foram aprovados por unanimidade.
Encerrando os trabalhos legislativos da semana na noite da quinta (30) foi realizada a 13ª Sessão Ordinária do segundo período que contou com a participação especial de estudantes do EJA fundamental da escola municipal Ivone Gonçalves, que através de uma iniciativa do professor Rimário Clismério  puderam conhecer de perto um pouco sobre o legislativo local.

No momento dos discursos destaque para a questão hídrica que é uma preocupação permanente dos vereadores. Foi proposto que seja realizada uma visita das bancadas aos diretores da COMPESA, bem como a transformação da Comissão Especial de Combate a Seca em Comissão Permanente.

Em virtude do feriado do funcionário público ter sido transferido para essa sexta (31) a Câmara foi fechada, retornando normalmente suas atividades para a próxima segunda (03) e já com reunião extraordinária marcada para a próxima terça (04).

Secretária de Articulação Política participa de reunião com moradores da Palestina‏

A secretária Jéssyca Cavalcanti participou nesta quarta-feira (29) de uma reunião na Associação dos Moradores do Bairro da Palestina para debater ações do poder público para a comunidade, em especial questões referentes à pavimentação e saneamento.

Presidida pelo jovem Alisson Oliveira a entidade representativa do bairro é atuante na busca constante por melhorias na localidade. “Quando criamos a associação foi com o objetivo de nos fortalecer em busca de ações para o nosso povo e estamos atingindo esse objetivo”.

Os principais pleitos da população foram em relação à situação das ruas Mercúrio e São Miguel que precisam de saneamento e pavimentação. Em sua fala a secretária informou aos moradores que em 2015 resolver essas questões é prioridade do prefeito Edson Vieira (PSDB). “O associativismo é fundamental para o desenvolvimento da sociedade e tenham certeza que o prefeito já tem conhecimento da situação e que em 2015 essas ruas serão prioridades”, disse.
Morador do bairro há 25 anos, o costureiro José Maria agradeceu a iniciativa mais também cobrou mais ações por parte do poder público. “Percebemos a boa vontade do prefeito e peço prioridade para a resolução desse problema. A vinda da secretária mostra o compromisso e estamos satisfeitos com essa atenção, mas precisamos que as ações cheguem ao nosso bairro e através da associação cobraremos as melhorias”, disse José Maria.

Jéssyca se prontificou em retornar ao bairro em 30 dias para apresentar um cronograma de trabalho para a localidade. 

Bancada de oposição da Assembleia começa a afinar discurso
A bancada de oposição da Assembleia Legislativa se reúne, na próxima semana, para afinar o discurso e as linhas de atuação dos parlamentares. O encontro, articulado pelo PT e PTB ,  irá reunir os parlamentares que deixam a casa e os que chegam, eleitos no pleito deste ano. Ontem, estiveram reunidos Teresa Leitão, Manoel Santos e Odacy Amorim, todos do PT, além de Augusto César e Silvio Costa Filhos, esses do PTB, definindo o encontro, que ainda não tem data marcada. O deputado eleito pelo PSOL, Edilson Silva, deverá ser convidado.

Enquanto isso... - O atual presidente da casa Joaquim Nabuco, Guilherme Uchoa (PDT), já iniciou o trabalho de articulação para manter-se no cargo. Caso seja escolhido pelos deputados, será o quinto mandato à frente do grupo. Uchoa foi eleito quatro vezes presidente com o apoio de Eduardo Campos. Sem a força do ex-governador, busca caminhos próprios. A favor de Uchoa pesam a falta de mais nomes do PSB para fortalecer a disputa e o tipo de articulação que faz na Casa, conciliando interesses de todos os parlamentares.

Confiram o resumo dos discursos dos vereadores na 13ª Sessão Ordinária na Casa José Vieira de Araújo.

Afrânio Marques (PDT)


“Falar da UESSC é falar das nossas lutas. Uma delas aconteceu na década de 1990, quando apresentamos ao Orçamento do município uma emenda popular. Além disso, já reivindicávamos um transporte escolar digno, à altura da classe estudantil de nossa cidade. Outra conquista, que marcou a nossa luta, a nossa passagem pela entidade foi a ‘meia-entrada’, que beneficiou e beneficia várias gerações de santa-cruzenses”. – Afrânio Marques.

Deomedes Brito (PT)

“Quero aqui registrar meus agradecimentos a todos que se emprenharam na campanha de Dilma, em nossa cidade. Vejo que muitos têm tratado mal os nordestinos, culpando eles pela vitória de Dilma. Ela venceu porque o seu governo tem benfeitorias para a nossa região. Não entendo como paulistas discriminam os nordestinos, se a grande maioria deles é descendente de europeus”. – Deomedes Brito.

Narah Leandro (PSB)

“Nós sabemos que temos no dia-a-dia inúmeros motivos para agradecermos a Deus, no entanto, muitas vezes falta-nos tempo. Por isso, a Prefeitura de nossa cidade oficializou o projeto ‘Louva Santa Cruz’, que através de um projeto de minha autoria, que teve a participação dos vereadores Ronaldo Pacas e Luciano Bezerra, proporciona ao nosso povo um momento de louvor e oração, voltado para as nossa famílias, sem cor partidária e com muita alegria e satisfação”. – Narah Leandro.

Zezin Buxin (PSDB)

“Em meio a uma crise hídrica vivida em todo o país, os nossos governantes não têm se lembrado de construir reservatórios. Dias desses vi um técnico, em uma emissora de TV, dizer que construir reservatórios é perca de tempo, pois a água evapora e com isso, existe o desperdício. No entanto, a minha opinião é de que todos nós aqui nesta Casa temos que unir forças, independendo de correntes partidárias, para que reivindiquemos a construção de barragens para o acúmulo de água. Não seria a solução definitiva, mas amenizaria os transtornos que temos enfrentado”. – Zezin Buxin.

Fernando Aragão (PROS)

“Defendo que as principais licitações que tramitam na Prefeitura de nossa cidade sejam apresentadas nesta Casa. Não posso admitir que o dinheiro do nossos povo sofra qualquer tipo de prejuízo. Quero também parabenizar todos aqueles que votaram na presidente Dilma Rousseff, que protagonizou uma campanha bonita, que teve na pessoa de Flávio Balbino, um exemplo de militância intensa e eficaz”. – Fernando Aragão.

Zé Minhoca (PSDB)

“No próximo sábado entrarão em vigor os novos valores de multas que serão aplicadas a motoristas que não respeitem a Legislação de trânsito. O governo já não aguentava mais elaborar e executar campanhas educativas que não geravam resultados. De sábado em diante, por exemplo, quem ultrapassar pelo acostamento pagará uma multa que quase dois mil reais”. – Zé Minhoca.

Luciano Bezerra (PR)

“Apenas 13 por cento do nosso orçamento de Santa Cruz do Capibaribe é oriundo de receitas próprias, o restante é proveniente do Estado e do governo federal. Temos que estar atentos àquilo que é destinado ao nosso município, temos que ter a certeza que a quantia que é repassada, oriunda de impostos, corresponde ao valor correto. Foi enviado um requerimento a Secretaria da Fazenda, para que qualquer dúvida seja esclarecida. Não podemos ter prejuízo algum”. – Luciano Bezerra.

Helinho Aragão (PTB)

“O sonho de termos água em nossa cidade só se tornará realidade com a conclusão da Adutora do Agreste. Vimos esta semana que a falta d’água em Santa Cruz do Capibaribe e no Agreste pernambucano foram destaque na mídia nacional. Fui verificar o andamento desta grande obra e vi que existe um impasse entre os governos, federal e o do estado de Pernambuco, que tem gerado uma série de problemas. Temos que unir forças e buscar explicações sobre o andamento desta obra, que é tão importante para a nossa cidade e para toda a nossa região e que não pode, de forma alguma, ser paralisada”. – Helinho Aragão.

Ronaldo Paca (PSDC)

“A Adutora do Agreste é uma obra importantíssima para o nosso estado e para a nossa região. Depois do pleito do último domingo temos a impressão que a presidente Dilma deve se doar ainda mais para a nossa região. Temos que cobrar, tanto o governo federal, quanto o governo estadual, para que nossa região não sofra nenhum tipo de prejuízo. Obras e serviços como a duplicação da BR 104 não podem ser paralisadas, sem nenhuma explicação”. – Ronaldo Paca.

Zé Elias (PTB)

“Quero agradecer a todos aqueles que no último domingo saíram de suas casas para votar na nossa presidente Dilma. Espero que ela faça um excelente trabalho, voltado principalmente para o nosso povo. Quero também apelar a secretaria de saúde, para que a mesma aumente o número de agentes de combate a dengue, para que não soframos com esta doença”. – Zé Elias.

Galego de Mourinha (PTB)

“Tenho 90 por cento de certeza que o percentual que a Prefeitura de nossa cidade recebe atualmente da secretaria estadual da Fazenda não corresponde àquilo que seria justo. Acredito que a administração municipal tenha direito a receber bem mais do que recebe atualmente. Digo isso porque cobro e reivindico melhorias como, a construção de um novo cemitério na Vila do Pará e a aquisição de um novo ônibus para transportar os pacientes que viajam de nossa cidade para o Recife. Atualmente a situação do ônibus que existe é lastimável”. – Galego de Mourinha.

Pipoca (PMN)

“Quanto à seca, lembro a todos que ano passado fui o autor da ideia de criação de uma Comissão de acompanhamento da seca. Proponho que voltemos às atividades desta Comissão, que poderá ter o apoio e o acompanhamento do Poder Público. Temos que trabalhar com diagnósticos prévios, para que desta forma, possamos lidar com o tema da melhor forma possível. Esta Comissão será muito importante para o povo de Santa Cruz do Capibaribe”. – Pipoca.

Dida de Nan (PSDB)

“Quero informar que foi iniciado nas proximidades do Sítio Carrapicho serviços de melhorias nas estradas, que dão acesso àquela localidade. Cito não apenas o Carrapicho, mas todas as localidades rurais de Santa Cruz, que têm recebido atenção da administração municipal. Estradas estão sendo recuperadas para melhorar a vida das pessoas. Cito também o distrito do Poço Fundo, que recebeu uma série de melhorias, através de pedidos meus e ações da Prefeitura”. – Dida de Nan.

Vânio Vieira (PSDB)

“Quero parabenizar os organizadores do Santa Cruz Dow Hill, que acontece na Palestina, bairro onde nasci e me criei. Evento muito radical, que atrai pessoas de toda a região, que vão assistir de perto e assistem o quão divertido é a competição, que se torna um instante de lazer e diversão para todos.”. – Vânio Vieira.

Junior  Gomes (PSB)

“Temos um projeto nesta Casa, que veio do Poder Executivo e trata sobre a questão da iluminação pública. O projeto altera a Lei que foi aprovada no ano de 2005, quando foi criada a taxa de iluminação pública. Tenho certeza plena que com a alteração que foi proposta pelo Poder Executivo a população não sofrerá nenhum prejuízo, muito elo contrário, já que os índices da ANEEL, que vigoram atualmente, são bem mais elevados”. – Junior Gomes.

Ernesto Maia (PSL)

“Hoje quem vende e fornece a maior parte da merenda de Santa Cruz do Capibaribe é uma empresa chamada ‘Casa de Farinha Limitada’, que está sendo investigada pela Polícia Federal. Ele fez parte de uma operação da PF, que apurou um suposto esquema de corrupção, que ganhou destaque na mídia de todo o estado há poucas semanas. Esta empresa tem hoje um contrato de mais de 4 milhões e 800 mil com a Prefeitura de nossa cidade”. – Ernesto Maia.

Fonte: facebook.com/camarascc


Terceiro Turno? - PSDB pede recontagem de votos

O PSDB entrou ontem no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com uma representação na qual pede uma auditoria 'nos sistemas de votação e de totalização dos votos'. Petistas reagiram à representação do PSDB acusando os tucanos de quererem forçar um 'terceiro turno' depois de saírem derrotados nas urnas. 

Assinado pelo coordenador jurídico do partido, deputado Carlos Sampaio (SP), o documento argumenta que há 'uma somatória de denúncias e desconfianças por parte da população brasileira' motivada pela decisão da Corte eleitoral de divulgar a contagem dos votos após o término da votação no Acre, com fuso horário de três horas de diferença em relação a Brasília.

Para Fontana, o PSDB 'está entrando perigosamente por um ambiente de terceiro turno que tangencia o desrespeito à vontade da maioria e chega a dar a sensação de uma dificuldade de absorver uma derrota eleitoral'.


Vice-presidente da Câmara, o deputado Arlindo Chinaglia (SP) também rebateu os tucanos e disse que a atitude é lamentável. 'Se não apresenta prova, se orienta por boato, ele desrespeita o TSE. Uma representação dessa é negar a lisura dos ministros do TSE', afirmou.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Caiu como uma luva – Desta forma podemos descrever a maneira como Jéssyca Cavalcanti tem desempenhado suas função a frente da secretaria de articulação política da prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe. De forma desenvolta e incansável, ela tem correspondido às expectativas criadas a partir do instante em que foi ‘escalada’ para o novo desafio pelo prefeito Edson Vieira (PSDB).

2015 – o próximo ano deverá ser pautado por muito trabalho para Jéssyca, que viverá um novo instante, agora com mais experiência e mais expectativas em torno de sua atuação. “Estou pronta para os desafios e disposta a trabalhar cada vez mais pelo sucesso da administração municipal e acima de tudo, pelo desenvolvimento de nossa cidade”, disse Jéssyca Cavalcanti.
Foi destaque no programa Opinião - Balão de ensaio da oposição pode ser furado com facilidade

Após o desastroso resultado obtido nas urnas este ano, a bancada de vereadores da Oposição, que ficou longe de eleger Ernesto Maia (PSL) deputado estadual, e transferiu menos de dois mil votos para o candidato a deputado federal Luciano Bivar (PSL), agarra-se à possibilidade de eleger o situacionista Ronaldo Pacas (PSDC) presidente da Câmara, como fator de afirmação política do grupo.

O processo de eleição para a Presidência da Câmara dá aos vereadores o ganho adicional de deixar o líder do grupo Taboquinha, deputado José Augusto Maia (Pros), à margem das discussões. Ainda que José Augusto quisesse participar desse processo, não teria como fazê-lo sem a concordância dos vereadores, que não têm qualquer interesse nisso.

Liderados por Ernesto Maia, os vereadores oposicionistas reuniram-se esta semana, e decidiram que o grupo trabalhará com uma estratégia unificada até o dia da eleição.
“A nossa bancada estará unida para votar em um nome. Com essa unidade da bancada, vamos acabar com as conversas paralelas que existem hoje, de que um ou dois nomes poderiam votar contra a própria decisão da bancada”, disse o vereador Helinho Aragão (PTB).

Apesar do otimismo dos vereadores taboquinhas, a realidade conspira contra os seus planos. O grupo de Situação tem maioria suficiente para eleger o presidente da Câmara, bastando para tanto um mínimo de habilidade política e bom senso.

Caso os situacionistas saibam conduzir bem o processo eleitoral, o que não acontece no momento, o balão de ensaio dos oposicionistas pode converter-se rapidamente em um balão furado. 

Da Redação da Comunidade FM

Cemitério São Judas Tadeu pronto para o Dia de Finados

O cemitério São Judas Tadeu (cemitério velho), ganhou da prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Serviços Públicos diversas melhorias para receber a população neste próximo domingo, 02 de Novembro, Dia de Finados.

O campo santo recebeu pintura interna e externa, limpeza, iluminação especial, poda das árvores, melhorias nos muros e calçadas. As praças Maria Marly Neves Jordão e Rosália de Carvalho Leite, localizadas em frente ao cemitério também receberam reparos e pinturas.

“Trabalhamos duro para que as pessoas possam visitar e homenagear seus entes queridos no próximo domingo, dia de finados. Os dois cemitérios receberam melhorias e já estão prontos para as visitas”, falou Pedro Ramos, Secretário Executivo de Serviços Públicos.

PSB se divide em três correntes em relação a Dilma Rousseff

Não há unidade no PSB em relação à maneira como o partido deverá relacionar-se com a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT). Três correntes são visíveis. A primeira, liderada pelo presidente do partido, Carlos Siqueira, defende que ele fique “independente”, ou seja, nem alinhamento automático com o governo nem oposição sistemática como fazem o PSDB, o PPS e o DEM.

A segunda, liderada pelo ex-vice de Marina, Beto Albuquerque, quer o partido na oposição. E a terceira, liderada pelo governador reeleito da Paraíba, Ricardo Coutinho, quer o partido apoiando Dilma. No Recife, o prefeito Geraldo Júlio defende que o partido faça uma “oposição responsável” ao governo federal.


Na bronca - O prefeito recifense afirma que obras de sua gestão como a construção do Hospital da Mulher e a conclusão da Via Mangue estão paralisadas por falta de recursos do governo federal. Mas não acredita em retaliação.


Nomes do PT pernambucano podem ocupar cargos no governo federal

Passadas as eleições, o momento agora é de especulações de nomes para os ministérios do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT). Em Pernambuco, há uma expectativa grande em relação ao aproveitamento de nomes do partido que não se elegeram no pleito deste ano.

Líder do PT no Senado, Humberto Costa afirmou que o processo de escolhas de ministros pela presidente Dilma Rousseff (PT) para o seu novo mandato ainda não começou.

Questionado sobre quem poderá ser levado ao governo federal, o senador afirmou que há possibilidades de nomes do PT de Pernambuco ocuparem cargos. “Queremos pessoas do nosso Estado trabalhando. Se tivermos a oportunidade, vamos falar isso para ela”, falou.


Entre os petistas de Pernambuco, estão Mozart Sales, que já esteve à frente do programa Mais Médicos de poderá retornar ao Ministério da Saúde, e os deputados Fernando Ferro e Pedro Eugênio. Há, ainda, João Paulo, nome forte para disputar a eleição municipal do Recife em 2016.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Maturidade - Luciano Bezerra se diz tranquilo quanto ao processo da próxima presidência da Câmara 

Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, nesta terça-feira (28), o vereador Luciano Bezerra (PR) se disse tranquilo em relação à escolha do próximo presidente da Câmara de Vereadores. Segundo o vereador, o grupo de situação não tem pressa para definir o nome que o representará na disputa, que ocorrerá no próximo mês de dezembro. 

“Ainda não foi discutido nada. Acabamos de sair de uma eleição e agora é que vamos entrar nesse processo. Tudo isso será discutido com tranquilidade e temos tempo pra isso e tudo será resolvido no âmbito interno, restrito aos nossos vereadores”, disse e acrescentou “Todos os nossos vereadores são habilitados e capacitados para presidir a Câmara, então vemos tudo isso com extrema tranquilidade e o processo com maturidade”. 

O vereador ressaltou que a liderança do poder legislativo municipal não é ‘tão simples quanto alguns pensam’ e destacou as responsabilidades que o próximo presidente terá de arcar. “Para muitos a presidência trata apenas da condução das reuniões, no entanto, precisamos de uma discussão ampla que tenha cautela, porque não é coisa simples. Trata de toda a administração da Casa, dos servidores, existem as parcerias com a prefeitura e todo um cuidado com o patrimônio. O presidente terá que gerir mais de R$ 10 milhões, então não é apenas conduzir as reuniões, temos que tratar com seriedade e tranquilidade. Repito, acredito que todos da nossa bancada têm condições e habilidades para assumir”, falou.

Sobre alguma possível surpresa nessa eleição, como disse o vereador Ernesto Maia (PSL), o situacionista ironizou. “É possível sim. É possível que tenhamos 10 ou mais votos. Não será surpresa se um candidato de nossa bancada tiver 10, 11 ou 12 votos”, finalizou.