segunda-feira, 31 de março de 2014

Vila do Pará tem agenda movimentada no final de semana

No último sábado 29 de março, os moradores da Vila do Pará, distrito de Santa Cruz do Capibaribe, estiveram em festa com um dia de ações sociais, rodada do Campeonato dos Sítios e fechamento da noite com os shows de Bidinga do Acordeom e Forró Pegado.

“Desde os festejos religiosos estivemos trabalhando para receber as pessoas de todo o município com toda infraestrutura e segurança necessária para proporcionar uma festa para os turistas e moradores da vila”, disse Zé Boi, subprefeito do Pará.

Pela manhã, as Secretarias de Cidadania e Inclusão Social e Saúde, estiveram a frente de ações com realização de exames de HIV, sífilis e teste de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação contra tétano e hepatite b, atividades com as crianças, divulgação dos serviços da SCIS, limpeza de pele e massagem facial, manicure, emissão de cartão do SUS, cadastramento e recadastramento do Bolsa Família.

Os jogos do Campeonato dos Sítios aconteceram na tarde de sábado e à noite o público de todas as idades lotou as ruas do distrito para conferir os shows de Bidinga do Acordeom e Forró Pegado que fechou as comemorações da Tradicional Festa da Vila do Pará.

“Pela primeira vez estou participando da festa do Pará e ano que vem com certeza voltarei a essa ótima festa”, disse a estudante de fisioterapia Karolliny Araújo.

O prefeito Edson Vieira (PSDB) participou do festejo em conjunto com a primeira-dama Alessandra Vieira, o deputado Estadual Diogo Moraes (PSB), o presidente da Câmara Júnior Gomes (PSB), os vereadores Dida de Nan (PSDB), Pipoca (PMN), Jéssyca Cavalcante (PTC), e o vereador licenciado e secretário de Planejamento e Gestão, Luciano Bezerra.

“É com muita satisfação que realizamos e resgatamos essa bonita festa para os moradores da Vila do Pará, que com certeza merecem todo o esforço para uma festa tradicional cada dia melhor”, frisou o prefeito.
Eduardo ataca: Bolsa Família veio de programas de FHC

Pré-candidato do PSB à sucessão presidencial, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (foto abaixo), defendeu a universalização do Bolsa Família, e disse que o programa representa uma conquista social, 'um direito da cidadania' tão grande quanto foi a criação do salário mínimo, no governo do ex-presidente Getúlio Vargas.

Afirmou, no entanto, que aquele que é hoje o programa mais popular das gestões do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff, na realidade, é uma versão melhorada das iniciativas implantadas no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

— O Bolsa Família é uma conquista importante da democracia. Foi uma evolução de programas criados por Fernando Henrique Cardoso, que Lula melhorou. No tempo do (ex-presidente) Fernando Henrique tinha Bolsa Gás, Bolsa Escola, e Lula ajudou a ampliar, assim como uma casa, que você reforça o alicerce, aumenta o telhado, e faz um imóvel ainda maior — disse.

Enquanto isso: Humberto a Eduardo: ''Não estamos para brincadeira''

Do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), sobre a declaração de Eduardo Campos de que a ampliação da CPI "cheira a infantilidade": "Vamos mostrar à oposição que não estamos para brincadeira". A informação é de Vera Magalhães, hoje na Folha de S.Paulo, adiantando que o governo pediu que senadores sejam mais discretos sobre as manobras contra a CPI da Petrobras, para evitar que a oposição se arme para um contra-ataque.
Diz ainda a colunista que líderes da base foram avisados de que a presidente Dilma Rousseff pode chamá-los para uma reunião hoje à tarde. O tema não foi anunciado, mas parlamentares creem que a mudança na articulação política do governo estará em pauta.

Com informações do Blog do Magno

Ultimato, mistério e indefinição
Na ultima semana surgiu na imprensa, um suposto ultimato dado pelo ex-prefeito Toinho do Pará (PHS) ao deputado federal José Augusto Maia (PROS), para que este decidisse, até ontem, dia 30 de março, em quem apoiar para deputado estadual, Ernesto Maia (PSL), ou o próprio Toinho do Pará (PHS).

O ex-prefeito não estaria satisfeito com o apoio às duas candidaturas, mesmo não tendo externado seu descontentamento pelos últimos meses. O deputado federal declarou seu duplo apoio dia 9 de dezembro.

Em reserva, um vereador oposicionista disse, ainda na ultima sexta-feira (28) que não acreditava que Toinho tivesse essa ‘força’, para exigir qualquer tipo de definição de Zé Augusto.

O ex-prefeito que faz mistérios quanto aos seus apoios em busca da vaga na ALEPE, ainda não revelou também em quem votará para governador do estado.
 

Enquanto Toinho aguarda, (ou aguardava) uma decisão do líder maior do grupo, os próprios aliados como Fernando Aragão e Galego de Mourinha já declaram que possível apoio ao candidato da Frente popular, Paulo Câmara, o deixará fora do grupo.



PV adere a Frente Popular e indica suplente de FBC

A Frente Popular de Pernambuco recebeu neste domingo (30) o apoio do Partido Verde (PV) para as eleições de 2014. Também foi anunciado o nome do primeiro suplente para a vaga de Senado, será o presidente estadual dos Verdes, Carlos Augusto Costa. 

O ato político foi realizado na sede da legenda, no bairro de Santo Amaro, Centro do Recife. Os pré-candidatos a governador e vice, Paulo Câmara (PSB) e Raul Henry (PMDB), e ao Senado, Fernando Bezerra Coelho (PSB), compareceram acompanhados do prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB).

Carlos Augusto Costa é engenheiro eletrônico, tem 51 anos e é natural do Crato (CE). Mora no Recife desde 1987 e é um dos fundadores do Partido Verde em Pernambuco. Desde 2011 ocupa a presidência da sigla. “É um grande quadro que está sendo convocado para um desafio. Temos trazido a questão das águas para o debate, discutindo o consumo humano, a produção e saneamento básico. 

Tenho certeza que ele poderá colaborar muito com esses diálogos”, observou Fernando Bezerra.




Prefeitura de São Caetano realiza Jornada prevenção contra DSTs

A Prefeitura de São Caetano realizará nessa terça-feira (01º), a I Jornada Municipal de Prevenção das DST’S/HIV/AIDS. Estarão reunidos funcionários públicos do setor de saúde, convidados, e claro, a população. Juntos, irão discutir a prevenção e o tratamento das Doenças Sexualmente Transmissíveis, principalmente àquelas já registradas no município; com foco na ética e no compromisso social, visando contribuir para uma melhor qualidade de vida da população sãocaetanense.

O evento ocorre das 8h às 17h, na Câmara Municipal de Vereadores.

domingo, 30 de março de 2014


 Previdência municipal em debate

Aconteceu nessa sexta-feira (28), na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, audiência pública para debater o projeto de lei que cria a previdência própria no munícipio. A audiência se faz necessária, para retirar possíveis dúvidas dos servidores, e discutir efetivamente, pontos primordiais do projeto, que se encontra na comissão de finanças e orçamento da câmara.
Participaram da audiência, Fábio Aragão (representando os servidores) Ronaldo Melo (contador da Câmara de Vereadores de Santa Cruz), Agostinho Batista (especialista na área e assessor do deputado federal Paulo Ruben Santiago), Dr. Osório (advogado, pós-graduado na área jurídica de previdência social e, autor do projeto), Gilson Julião (secretário de articulação política do governo), além dos vereadores Afrânio Marques, Fernando Aragão, Helinho Aragão (componentes da comissão responsável), Júnior Gomes, Jéssyca Cavalcanti, Ernesto Maia, Carlinhos da Cohab e Deomedes Brito.

Agostinho Batista explicou porque o projeto aprovado seria vantajoso, segundo ele, para município e servidores. “É vantajoso pela questão financeira que o governo municipal contribui, além de ajudar na riqueza da cidade, onde o dinheiro será aplicado. E isso com a fiscalização do próprio contribuinte”, falou, explicando que o conselho fiscal, integrado pelos próprios servidores, seriam os responsáveis pela fiscalização das contribuições.

Para o contador, Ronaldo Melo, que se considera vítima do INSS, Santa Cruz do Capibaribe pode está dando um passo para a história com a aprovação do projeto. 
O principal ponto de crítica, dos que se opõem ao projeto, encontra-se na insegurança com futuros possíveis maus gestores. Além de um histórico de cidades que já faliram com sistema similar. Indagado, por parte dos servidores, sobre às garantias do sistema, para que Santa Cruz não entre futuramente no rol de cidades problemáticas, nesse quesito, Dr. Ozório, autor do projeto foi enfático “Eu não posso prever futuros gestores mal intencionados, mas a fiscalização dá as garantias. Não existe sistema público mais fiscalizado que a previdência” disse. Ele reconhece, no entanto, que existem casos de municípios que foram de fato mal geridas, e explica os motivos, “Nós sabemos de prefeitos que passaram a mão no dinheiro, mas isso por que os conselhos não tomaram conta da fiscalização. Pelo que conheço de Santa Cruz, acho muito difícil que um instituto de previdência, vá fazer o que quer sem nenhuma fiscalização”, concluiu.

A audiência pública foi extremamente participativa, onde os servidores, de diversos setores, expressaram seus diferentes pontos de vista sobre a lei. Com a Casa José Vieira de Araújo lotada, a sessão ultrapassou às 22h, mais discussões devem ocorrer em relação a previdência prórpia.
Pesquisas do PT identificam marcas de Dilma

De acordo com levantamentos realizados pelo partido, principais marcas associadas à presidente, e que serão carros-chefes de sua campanha, são os programas Mais Médicos, Pronatec e Minha Casa, Minha Vida.

Campos diz que vencerá disputa


Cumprindo agenda administrativa em nove municípios de Pernambuco, o pré-candidato a presidente Eduardo Campos (PSB) afirmou, em entrevista a rádios na cidade de Afogados de Ingazeira, que vai "vencer a disputa" para poder fazer "muito mais por Pernambuco" e "pelo Brasil"; "Não tenho tempo para ficar cuidando da velha política. Meu tempo, meu foco, meu desejo, minha alegria é fazer coisa boa para o povo", disse; ele deixa o cargo de governador para se dedicar à campanha no dia 4 de abril.

sábado, 29 de março de 2014

Santa Cruz e Toritama são beneficiadas com ações do Estado 

“Um dia inesquecível para Santa Cruz e para todo o Polo de Confecções”. Assim o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) avaliou a vinda do secretário da Fazenda e pré-candidato ao governo do estado Paulo Câmara (PSB) a Capital das Confecções na manhã desta sexta-feira (28).

Na comitiva de Paulo Câmara, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Márcio Estefânio, o de Infraestrutura, João Bosco, o secretário Executivo da Fazenda, José Neto Cavalcante, além do presidente do DER-PE, Antônio João Dourado. 

Em entrevista coletiva, realizada na Câmara de Vereadores, Paulo Câmara anunciou medidas voltadas à área fiscal, como a isenção do ICMS de fronteira para os confeccionistas do Polo inseridos no MEI (Micro Empreendedor Individual) e a implantação de um expresso cidadão em Santa Cruz, que terá como principal objetivo desburocratizar a vida dos micro e pequenos empresários.

Outro ponto de destaque na fala de Paulo Câmara e dos demais integrantes da comitiva foi o anúncio do início da duplicação da PE-160, obra que foi orçada em 70 milhões de reais. 

“Como filho de Santa Cruz do Capibaribe, fico satisfeito e muito realizado diante de tudo aquilo que foi visto hoje aqui em nossa cidade. Paulo é parte de um grupo que zela pelo povo de Santa Cruz e toda a região, que não tem medido esforços para dar ao nosso povo, a atenção que merecemos. Tenho certeza que, de forma sábia e justa, a população vai reconhecer o trabalho e o empenho daqueles que têm verdadeiramente serviços prestados ao nosso Polo”, disse Diogo Moraes.

Reconhecimento – Em sua fala, Paulo Câmara frisou a importância da atuação parlamentar de Diogo Moraes. “Diogo é um jovem e competente deputado, que está sempre em busca de melhorias e obras para a sua região. Se estamos hoje aqui anunciando tantos investimentos para a região é porque Santa Cruz e o Polo têm um deputado atuante e competente em suas cobranças. Vocês estão muito bem representadas com Diogo”, disse Câmara.

Em Toritama – Na parte da tarde a comitiva seguiu para a cidade de Toritama, onde foi recepcionada pelo prefeito Odon Ferreira (PSB) e sua equipe de assessores. Na Capital do Jeans, Paulo Câmara anunciou mais medidas de incentivo a produção local. O secretário divulgou que a partir de agora todas as lavanderias de jeans terão isenção total de impostos, medida que foi comemorada pelo público, formada em sua maioria por confeccionistas locais. 

“São medidas sábias, que partem de um homem simples, mas que sabem muito bem quais são as necessidades do povo do seu estado”, finalizou Diogo.

Mais forte
A cada dia que passa o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, Junior Gomes (PSB), ganha mais espaço no grupo de situação. Dono de um estilo forte e dinâmico de fazer política, Junior se transformou em um dos principais da cena política local.
 
“Meu principal objetivo é lutar pelo bem do povo de Santa Cruz, uma cidade que passou por dias difíceis por longos doze anos e que agora vive um momento de reconstrução. Ao lado do prefeito Edson Vieira, do deputado estadual Diogo Moraes e de todos os nossos aliados e amigos faremos de tudo para que em breve possamos ter uma cidade, de fato, melhor para todos”, disse ele.
 
Junior participou nesta sexta-feira do evento, onde o secretário estadual da fazenda e pré-candidato ao governo, Paulo Câmara (PSB), anunciou uma série de benefícios para as cidades do Polo de Confecções. “Paulo Câmara traz a nossa cidade as ações de um governo que tem se mostrado sensível às demandas do nosso povo. Tenho certeza que o governador Eduardo Campos deixará o estado em boas mãos, pois Paulo Câmara é um político competente e dinâmico”.

sexta-feira, 28 de março de 2014


Lyra nega entrevero com Campos relatado por Veja










O vice-governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PSB), negou que o governador e presidenciável Eduardo Campos (PSB-PE), o tenha pressionado cobrando busca de lealdade durante uma reunião a portas fechadas na semana passada. De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (27) pela coluna Radar, de Lauro Jardim, na Veja, Campos teria dado um murro em uma mesa e perguntado se Lyra estava contra ou a favor do governo; “São absolutamente improcedentes as informações vinculadas no blog ‘Radar Online’”, afirmou Lyra, em nota; “A reunião a que a notícia se refere jamais existiu", completou.


Setenta milhões em investimento para duplicação da PE-160
O secretário estadual de infraestrutura, João Bosco, participou da comitiva do governo estadual que visitou Santa Cruz do Capibaribe na manhã desta sexta-feira (28). Na ocasião falou sobre a obra de duplicação da PE-160.

Segundo João Bosco, serão investidos mais de 70 milhões de reais, na obra que deverá começar dentro de um mês e tem prazo previsto para a conclusão de dois anos. “A empresa responsável pela obra é a SVC, empresa baiana que venceu a licitação e que será responsável pelos serviços”.

A obra facilitará o escoamento da produção de todo Polo de Confecções e já foi debatida diversas vezes na ALEPE. Diogo Moraes e Edson Vieira participaram efetivamente dessa ação tão aguardada pela população da cidade.

A favor das emancipações
















O pré-candidato ao governo do estado, Paulo Câmara (PSB), falou na manhã desta sexta-feira (28) sobre a questão emancipacionista. Paulo participou de uma solenidade na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, onde foram anunciados investimentos para as cidades do Polo de Confecções.

“Defendo o projeto das emancipações, desde que existam critérios claros e justos. Muitas localidades precisam da emancipação para garantir o seu desenvolvimento”, disse ele, que concluiu, “temos que agora torcer para que a questão seja destravada no Congresso, onde existe um veto da presidente que emperrou a matéria”.

Destaque de Santa Cruz
A vereadora Narah Leandro (PSB) mais uma vez provou que a cidade de Santa Cruz do Capibaribe é forte na política estadual. Narah que preside a UVP Mulher foi uma das organizadoras do evento na cidade de Gravatá que contou com vereadores de todas as regiões do estado.

A socialista esteve presente nas principais mesas do congresso.


 Fortalecimento do legislativo

Entre os dias 26 e 28 de março, a UVP promoveu no município de Gravatá mais um congresso para vereadores e servidores de câmaras e prefeituras. A estrutura da Federação e consequências para os municípios, a luta pela implantação do orçamento impositivo para as câmaras municipais, e a importância do novo pacto federativo para os municípios, foram alguns dos temas debatidos no congresso. 
A Câmara de Santa Cruz do Capibaribe participou efetivamente do Congresso, representada pelos vereadores Junior Gomes (PSB), Ronaldo Pacas (PSDC), Narah (PSB), Jéssyca (PTC), Fernando Aragão (PROS), Ernesto Maia (PSL), Helinho Aragão (PTB), Dida de Nan (PSDB), Pipoca (PMN) e Deomedes Brito (PT).

De acordo com o presidente da UVP, Biu Farias, como entidade representante dos vereadores, a UVP sempre busca capacitar e trazer ao debate temas de interesse da classe. “Discutimos novas formas de atuação, como por exemplo, a luta pela implantação do orçamento impositivo para as câmaras municipais. Essas discussões possibilitam uma atuação legislativa mais eficiente e representativa”, acrescenta.

O presidente da Câmara de Santa Cruz Junior Gomes avaliou positivamente mais um evento da UVP. “Nos congressos podemos interagir com legisladores de todo Pernambuco, bem como adquirir novos conhecimentos através das palestras e debates. A qualificação permanente é importante para o bom desempenho dos trabalhos em nossa Câmara". Finalizou.

A capacitação vem sendo uma marca da atual gestão, que busca, através de congressos e debates, conhecimentos que possam ser aplicados diretamente na Casa José Vieira de Araújo.

quinta-feira, 27 de março de 2014