sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Segurança Pública em pauta na Câmara de Santa Cruz do Capibaribe 

Segurança pública foi o principal tema debatido na noite desta quinta-feira (06) na 14ª Sessão Ordinária que contou com a participação do Capitão Demétrius, Comandante da 1ª CIPM que fez uma explanação sobre a realidade da segurança na Capital das Confecções. Na ocasião os vereadores puderam interagir e apresentar necessidades específicas para a cidade.  
O Capitão falou sobre a importância de a população adotar medidas preventivas, que possam ajudar na diminuição dos índices de violência. “A população tem que fazer a sua parte, adotando alguns cuidados que podem ajudar as autoridades no combate a violência. Todos devem evitar situações onde a sua segurança seja colocada em risco, pois por mais policiais que possamos ter nas ruas, ainda existirão bandidos à espera de um simples descuido dos cidadãos de bem”, disse ele. 
Narah Leandro, vereadora do PSB, solicitou que determinadas ações do governo sejam intensificadas na cidade. “A comunidade acredita nas instituições de segurança e reclama quando sente a falta de sua atuação. Precisamos que ações de sucesso sejam intensificadas ou mesmo retomadas, como por exemplo, o projeto ‘Polícia Amiga’, pois através de projetos como este, a sociedade se sente mais tranquila”.
O oficial da PM disse ainda que o importante neste momento é que Polícia consiga otimizar os recursos disponíveis. “Seria interessante que tivéssemos mais viaturas que aquelas que temos atualmente, mas sabemos que os recursos do governo são limitados, por isso temos que utilizar os recursos que temos da melhor forma possível”, disse ele, que falou da importância da união de forças e esforços para que a haja melhoria nos índices de violência, “A sociedade civil e os poderes constituídos devem unir forças para que os resultados sejam amplificados”.

O petista Deomedes Brito disse na sessão que a sociedade tem sentido os efeitos do aumento da criminalidade em Santa Cruz. “A sociedade precisa de uma resposta imediata. Várias localidades têm sofrido com insegurança e a população está amedrontada e acuada”, falou ele.

Deomedes propôs também a convocação de uma audiência pública para uma discussão mais ampla do assunto. “Defendo e proporei a realização de uma audiência pública, pois a população tem que ser ouvida. Ouço o povo e percebo que há uma necessidade de investimentos na área para que juntos, possamos encontrar saídas para esse problema, que hoje atinge todo o nosso município”.

No mesmo tema, na reunião passada o presidente da Câmara Junior Gomes – PSB solicitou através de requerimento, que seja realizada uma reunião na capital pernambucana com o comando da polícia e com o governo do Estado, em busca da ampliação do efetivo policial e de viaturas na cidade.

Legislação - Capitão Demétrius chamou a atenção para que haja uma mudança urgente na legislação criminal do nosso país. “Existem entraves na legislação brasileira, que de uma forma ou de outra, geram uma perigosa sensação de impunidade. A legislação tem que ser revista, pois apreender um menor de idade 5, 6 vezes e ele sai impune, dá a impressão que estamos enxugando gelo”.

Efetivo para a cadeia pública – O vereador Zé Minhoca (PSDB) revelou sua preocupação quanto à possibilidade de haver uma diminuição do efetivo das ruas de Santa Cruz, em detrimento do efetivo que atuará na cadeia púbica do município, que está prestes a ser inaugurada. “Esperamos que a cadeia não acarrete a diminuição do efetivo das ruas, até porque isso seria inconcebível. Creio que o governo envie um efetivo extra para suprir o número de PMs necessário para trabalhar na cadeia, sem prejudicar o efetivo que atua nas ruas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário