quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Inclusão Social – Lei de autoria do Vereador Junior Gomes é Sancionada na Câmara de Vereadores

Em ato solene, foi sancionado na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe Lei que instituiu o dia municipal do surdo. Projeto de autoria do vereador Junior Gomes (PSB) aprovado por unanimidade na Casa José Vieira de Araújo.
“Foi a partir de uma visita que recebi de Janaina e Mércia (representantes do MOVECS) que tomei conhecimento desse movimento. A partir dali, fiquei curioso para saber em que poderíamos contribuir. E tivemos a ideia de sugerir e implantar um projeto para instituir esse dia na cidade. Fico duplamente feliz, primeiro por ver que esse passo foi dado, e segundo por ter sido o autor do projeto”, falou o presidente da Câmara Junior Gomes.
O vereador ainda ressaltou que com quase 200 projetos e requerimentos aprovados nessa legislatura apenas dois tiveram um ato específico com a participação de secretários e populares para sanciona-las. “Após tantos projetos de diversas iniciativas, tivemos apenas o projeto do ‘bolsa universitária’ com um ato semelhante a esse. Isso marca ainda mais essa causa e o quanto valorizamos essas pessoas”, falou.

Maria Marta professora de Libras representante do MOVECS destacou a importância simbólica do ato. “Eu percebo que para eles isso é riquíssimo. Por muito tempo foram excluídos, ficando à margem da sociedade”.

O Movimento Evidenciando a Cultura Surda (MOVECS) tem a intenção de expandir os aspectos que envolva o deficiente auditivo buscando a valorização e o respeito perante a sociedade. “Seja numa panfletagem ou caminhadas, pregamos a conscientização para que eles sejam valorizados e respeitados sem nenhum preconceito”, falou Marta.

Na oportunidade, foi servido um café da manhã e foram realizadas diversas apresentações de música e dança. Estiveram presentes, o prefeito Edson Vieira (PSDB), a primeira dama Alessandra Vieira, os vereadores Zezin Buxin (PSDB), Dida de Nan (PSDB), Zé Elias (PTB), os secretários Gilson Julião, Joselito Pedro, Jessyca Cavalcanti além de representantes da Associação dos surdos de Santa Cruz, Espaço Ampliando Saberes, Grupo de Pais e Amigos de Autistas, CAPS, AADESC, MOVECS, COMDEF e sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário