terça-feira, 22 de abril de 2014

Sustentabilidade em pauta: Projeto “Sabão Ecológico” é destaque em Santa Cruz 

Você sabia que um litro de óleo pode poluir mais de 20 mil litros de água? Independentemente do volume de água afetado, o produto reduz o oxigênio nos rios e lagos, prejudicando a vida aquática. Esse foi um dos motivos que levou há mais de sete anos Jadiailson Francisco a idealizar o projeto “Sabão Ecológico”.
 
O sabão é produzido com óleo de cozinha usado, soda caustica, pinho sol, detergente, água e essência, para dar um cheirinho ao sabão. A vigilância sanitária da cidade já realizou os devidos estudos que constataram a qualidade do Phd do produto, que é distribuído à famílias carentes do município em pontos como a Câmara de Vereadores, CDL, Parque Florestal e o Bolsa Família.

O presidente da Câmara Junior Gomes (PSB) visitou a Casa da Criança, um dos locais que produz o “sabão caseiro” e pôde verificar de perto esse projeto sustentável. “É uma ótima iniciativa que está contribuindo diretamente para minimizar a poluição dos nossos mananciais, além da diminuição do entupimento das tubulações e saneamento básico”. Pontuou o presidente que é um dos apoiadores do projeto sustentável, “fiz questão de acompanhar de perto todo o processo e entender um pouco mais sobre o sabão que é um projeto destaque. Jadiailson pode ter certeza que nossa parceria continua e será ampliada”. Concluiu.
 
O descarte indevido do óleo nos lixões ou na rede de esgoto contamina o solo. Dessa forma, é fundamental que a população seja informada sobre a maneira adequada de
descarte do produto, sem prejuízos ao ambiente. Nesse contexto que em mais de sete anos mais de 20 mil litros foram retirados de circulação e aproximadamente 10 toneladas de sabão foram distribuídos à população.
 
Essa importante iniciativa precisa de apoio para que a produção aumente e por consequência o meio ambiente saia beneficiado. O coordenador do projeto Jadiailson Francisco ressaltou a importância da conscientização da sociedade nesse contexto ambiental. “Nosso projeto também atua na conscientização por uma sociedade limpa e sustentável. Além da produção do sabão nós realizamos campanhas e palestras, e os resultados já são percebidos”. Disse.

Quem quiser conhecer mais dessa iniciativa que produz 200kg de sabão por semana pode agendar uma visita nos números (81) 9965-7833 / 9431-7553. “Visitas como a do presidente Junior Gomes são bem vindas, pois ampliamos o número de parceiros para o nosso projeto ecológico”. Finalizou Jadiailson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário