quarta-feira, 2 de abril de 2014

 Onde as versões impressas vão parar?

Não é de hoje que escutamos: o jornal impresso vai acabar, e as revistas, onde vão parar?! Apesar de caminharmos para a digitalização, ainda há pesquisadores e estudiosos que acreditam que as versões impressas do jornal e da revista vão perdurar por muito e muito tempo. Agora, vamos pensar o seguinte: se os impressos não se adaptarem aos novos meios, fazendo apenas a transposição de conteúdo do papel para uma tela de tablet, por exemplo, claro que eles chegarão a um fim, e um fim bem próximo.

Então não é só seguir o que as empresas de comunicação faziam na década de 1990: a transposição de conteúdo para a internet – apesar de ser muito comum hoje em dia se você pesquisar, mas aproveitar as potencialidades de cada dispositivo móvel e trazer um conteúdo atraente para os leitores diferenciados de cada plataforma.

Devemos entender que estamos passando por um processo de midiamorfose, em que os meios se adaptam, mas não desaparecem. Mas precisam se adaptar para valer, não chegar com o slogan ou a manchete do dia: “o primeiro a ter versão no tablet, smartphone, etc”.

Se o conteúdo da versão impressa passará a ser acessado pelo seu tablet e smartphone, vale lembrar que esses dispositivos possuem recursos interativos a serem explorados, como vídeos e galeria de fotos, por exemplo. Além de possibilitar uma atualização das reportagens diariamente, fazendo com que seu jornal ou revista permaneça atraente sempre.

Então a dica é essa: aproveitar as potencialidades que cada plataforma oferece!

E você acha o que sobre o assunto?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário