quarta-feira, 9 de abril de 2014

E agora José? – essa pergunta tem sido feita desde a noite desta terça-feira, quando foi noticiada a condenação do deputado federal Zé Augusto Maia no famoso “Caso da Merenda”.

Consequência - Zé foi condenado por ter sido denunciado por fraude na aquisição de merenda escolar pelo município de Santa Cruz do Capibaribe no período em que ele exercia o cargo de prefeito.

O condenado e o absolvido - o filho do então vice-prefeito Zé Elias, José Alexsandro de Araújo, também foi condenado. Já Zé Elias foi absolvido.

Tranquilo demais - no programa Opinião, da Comunidade FM, o filho do deputado, Tallys Maia se disse tranquilo quanto a condenação sofrida pelo seu pai. Segundo ele, tudo ocorreu em primeira instância, fato que não gerará nenhum risco ao mandato, nem também ao projeto de reeleição de Zé.

Vai recorrer - Tallys disse ainda que os advogados de Zé Augusto recorrerão da sentença, fazendo com o que ela seja analisada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco. “Estamos tranquilos, até porque a possibilidade de perca de mandato, por exemplo, só ocorre quando a questão é analisada e o réu é condenado em última instância, algo que ainda está longe de acontecer”.

“Ele é candidato” - o filho do deputado falou ainda sobre a possibilidade de Zé Augusto não concorrer a reeleição, por temer o desgaste que a notícia deverá gerar no debate político deste ano. “Posso afirmar e reafirmar que Zé Augusto será sim candidato a deputado federal, outra hipótese sequer foi cogitada, até porque tivemos conhecimento desta sentença na noite de ontem”.

Mas será que é mesmo? - depois que a notícia veio à tona, especulações de que Zé não concorreria a reeleição ganharam corpo. A dedução é de que o deputado não suportaria mais uma eleição sob a artilharia pesada dos adversários, que mais uma vez deverão usar as munições, “ficha-suja” e “merenda”, que em eleições anteriores causaram estragos enormes no patrimio eleitoral do deputado.

Os nomes – caso Zé resolva desistir da candidatura, Jorge Corte Real e Ernesto Maia deverão disputar a indicação para a "corrida" por uma vaga na Câmara Federal.
#SQN - para variar, nomes de figuras de peso no grupo Taboquinha, como, Galego de Mourinha e Fernando Aragão sequer são cogitados.

O povo vai resolver - sobre o seu futuro político, Tallys foi enigmático. Ele afirmou que nada é impossível na política, inclusive uma candidatura sua, já em outubro deste ano. “Não existe essa possibilidade, até o dia de hoje, pois o candidato é José Augusto. Se eu vou disputar um mandato ou não a decisão caberá ao povo”, disse.

“Eu já sabia” - já Luciano Bezerra, secretário municipal, disse que já esperava pela notícia da condenação de Zé Augusto. “Não só eu, a sociedade santa-cruzense esperava que a justiça fosse feita. Esse assunto envergonhou nossa cidade e enfim, tem um desfecho”.
Nem o voto? - quanto as sanções políticas que possam ocorrer contra Zé Augusto, Luciano foi enfático. “Ele deverá enfrentar várias dificuldades, dentre elas, o registro de candidatura, em decorrência do rigor da Lei da ficha-limpa”, disse ele, que arrematou, “se Zé Augusto tiver os direitos políticos suspensos, ele não vai pode sequer votar em outubro”.

Em debate - Luciano falou ainda sobre o projeto político de Alessandra Vieira, pré-candidata a deputada federal. Ele disse que a decisão sobre o lançamento do nome dela ainda não tomada. “Na verdade essa questão ainda está sendo discutida no grupo. Existe o interesse de Eduardo Campos que ela seja candidata, mas o assunto deve ser discutido no âmbito do grupo, para que haja unidade em torno do nome dela, ou de qualquer outro nome que possa nos representar”.

Roedeira danada - para finalizar, Luciano rebateu críticas feitas por membros do grupo de oposição, que menosprezaram a conquista do prêmio “Prefeito Empreendedor”, ocorrido na última quinta-feira por Edson Vieira. “A gente sabe que isso não passa de dor de cotovelo. Todos sabem da importância do Sebrae e o que essa entidade representa para Santa Cruz e para Pernambuco”.

César Mello

Nenhum comentário: