quarta-feira, 31 de julho de 2013

Prefeito chateado - o prefeito Edson Vieira não escondeu sua revolta na manhã de hoje, no programa “Super Manhã”, na Rádio Vale do Capibaribe. O gestor falou sobre uma reunião que acontecia naquele momento entre membros da bancada de oposição na Câmara de Vereadores e comerciantes do Calçadão do Moda Center Santa Cruz.

Nada fizeram - segundo Edson, os oposicionistas que têm criticado o projeto de revitalização do Calçadão não deram a devida atenção àquela área quando estiveram no poder. “Ernesto Maia foi síndico do Moda Center e nada fez pelo Calçadão, muito pelo contrário, ignorou os trabalhadores daquela área”, disse ele.

Precisa trabalhar - o chefe do executivo disparou ainda contra o vereador Deomedes Brito. “Muito me espanta Deomedes também estar por lá, reunindo os comerciantes. Ele tá de bom de trabalhar, pois há um bom tempo não faz nada por Santa Cruz”.

Momentos diferentes - para fechar o prefeito diferenciou o atual período, do eleitoral, que se encerrou em outubro de 2012. “Nós passamos a era da eleição e estamos na era de governar. E agora entendemos quem verdadeiramente é contra o calçadão. Esquecem eles que estão sendo totalmente contra as pessoas que são menos favorecidas e que estão ali na lama, na terra e no sol”, finalizou Edson.

Hora de debater - acontecerá no fim da tarde de hoje em Taquaritinga do Norte uma reunião de discursão do “Orçamento Participativo”. O encontro será na Câmara de Vereadores e contará com a presença de autoridades, populares e representantes de segmentos da sociedade civil.

O povo é ouvido - em entrevista ao programa “Nordeste em Foco”, o vice-prefeito Lero disse que a principais reivindicações da população serão ouvidas e as necessidades maiores serão atendidas, sempre dentro do planejamento do governo municipal.

Alto aproveitamento - “O prefeito Evilásio procura atender aos principais pontos apresentados pelo povo. Em 2012, por exemplo, mais de 80% dos pleitos foram atendidos”, disse Lero.

Missão cumprida - outro que falou no “Nordeste em Foco” de hoje foi o “ainda” prefeito do Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo. Ao findar sua passagem pela prefeitura do Brejo ele se disse com o sentimento de dever cumprido. “Jamais esquecerei a experiência pela qual estou passando. Foram 95 dias que não esquecerei jamais”, afirmou HIlário.

Obras a mostra - ele ainda falou sobre obras que entregou em sua passagem pela Prefeitura do Brejo, além de licitações que foram concluídas. “Eu e minha equipe conseguimos entregar em menos de 100 dias obras de calçamento, asfalto como o da Rua Luiz Cecílio de Santana em Domingos, melhorias em escolas e muitos outros serviços que ficarão como um legado para o nosso povo”, pontuou o prefeito.

E por falar em Brejo - o prefeito eleito, Roberto Asfora e o vice Zé Dercilio tomarão posse daqui a pouco, às 20 horas na Câmara Municipal. depois da cerimonia que deverá ser prestigiada por um grande público, acontecerá a festa da posse com as bandas Asas da América e Axé Retrô.

Caruatama - o prefeito caruaruense José Queiroz recebeu na manhã de ontem, o prefeito de Toritama, Odon Ferreira, juntamente com os secretários de obras e finanças daquele município, além do procurador.
Caruatama II - na pauta, um megaprojeto de saneamento básico que será elaborado em parceria com as prefeituras de Caruaru e Toritama, que beneficiará mais de oitenta famílias que residem na Vila Canaã. A comunidade fica na divisa entre as duas cidades e pertence ao município de Caruaru.

César Mello
BATEU PINO - Governo desiste de incluir dois anos extras na graduação de medicina

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta quarta-feira (31) que o governo decidiu alterar um dos pontos do programa Mais Médicos: o que previa a ampliação de seis para oito anos do período de graduação em medicina – nos dois anos extras eles teriam de prestar serviços no Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o ministro, o governo decidiu acatar a proposta de comissão de especialistas que analisa o programa. Pela proposta, os dois anos extras serão aproveitados como residência médica, que tem caráter de especialização e atualmente não é obrigatória. Com isso, os estudantes de medicina não ficariam impedidos de se formar após os seis anos de curso.

Se prevalecesse a proposta original do programa Mais Médicos, a formação em medicina poderia durar até dez anos: oito de graduação (obrigatórios) e dois de especialização (residência médica).

Segundo a nova proposta, os médicos recém-formados farão a especialização durante a residência médica, como atualmente, mas, no primeiro ano, a atuação será necessariamente no setor de urgência e emergência de uma unidade do SUS. No segundo ano, o recém-formado atuaria na área de especialização que escolheu.

Com informações do G1
Comissão presida por Diogo Moraes é destaque no site da ALEPE - Comissão de Agricultura fiscaliza ações do Governo no combate à seca

Num ano em que o Estado vive uma das piores secas de toda a sua história, a Comissão de Agricultura da Assembleia vem atuando no sentido de fiscalizar as ações do Executivo no combate aos efeitos da estiagem. Uma das atividades do colegiado no primeiro semestre de 2013 foi uma audiência pública com o então secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco, Ranilson Ramos.

Os parlamentares foram informados sobre o programa de distribuição de alimentos para animais, sobre investimentos em estrutura hídrica, além do projeto rural sustentável, que objetiva fortalecer as cadeias produtivas e a atuação da agricultura familiar. Essas e outras ações estão sendo implementadas pelo Governo do Estado para minimizar o sofrimento do homem do campo.

Ao longo do período, a Comissão ainda realizou três audiências públicas em outros municípios. A primeira aconteceu em Petrolândia, com o objetivo de debater a situação das Agrovilas do município, onde são desenvolvidos projetos de irrigação. O colegiado foi informado sobre as necessidades dos assentados e solicitou à Codevasf que elabore um sistema de irrigação a fim de melhorar as condições de trabalho dos agricultores.

O colegiado também realizou audiência pública em Araripina para discutir a influência da seca na bacia leiteira do município de Bodocó, em ação conjunta com a Comissão Especial de Acompanhamento às Medidas de Enfrentamento à Seca e Obras Estruturadoras do Semiárido.

A terceira audiência promovida pelo grupo aconteceu em Pesqueira para debater o Plano Estadual de Convivência do Semiárido. Na mesma data, a Comissão, presidida pelo deputado Diogo Moraes, do PSB, realizou visita às comunidades que foram contempladas com tecnologias de enfrentamento à seca, na zona rural do município de Buíque.

As duas atividades foram solicitadas pela ONG ASA, Articulação do Semiárido Brasileiro, formada por mil organizações da sociedade civil que atuam na gestão e no desenvolvimento de políticas de convivência com o Semiárido.

Com informações do site da ALEPE - http://www.alepe.pe.gov.br/sistemas/noticias/?arquivo=noticia.php&id=21016
A prisão de Jajá - Vereador deixa a prisão e diz que justiça está sendo feita
O vereador Jajá (PPS) deixou, aproximadamente às vinte horas da terça-feira, a Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), onde cumpria prisão preventiva a pouco mais de uma semana. Emocionado, o parlamentar preferiu seguir direto para a casa de familiares, onde passou a noite.
Nas poucas palavras direcionadas à imprensa, ele destacou a decisão do TJ-PE de conceder o habeas corpus. “A justiça está sendo feita”, disse.
Acompanhou Jajá na saída da penitenciária o advogado Roberto Vasconcelos. Ele esclareceu aos jornalistas que, provavelmente, será realizada uma coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (31), à tarde, quando o parlamentar poderá prestar esclarecimentos sobre assuntos diversos. A coletiva será confirmada até o fim da manhã, através da assessoria de imprensa.

Com informações do Jornal de Caruaru
A revolta de uma mãe - menor apanha após ser preso em Campina Grande

Uma cena chamou a atenção de todos no dia de ontem na cidade de Campina Grande-PB. Uma mãe não conteve sua revolta e explodiu em ira ao ver o seu filho apreendido por furto a um ônibus.

Ela ignorou a presença dos policiais e partiu para a agressão contra o infrator, que apanhou e ainda ouviu duras broncas da mãe enfurecida. 

Veja abaixo o vídeo da Web TV Paraíba:


Escola Dr. Adilson comemora 15 anos em grande estilo

Na manhã desta terça-feira (30), aconteceu na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe a abertura de um conjunto de atividades que serão realizadas até o final do ano, em comemoração aos 15 anos da Escola Dr. Adilson Bezerra de Souza.

O evento começou com uma palestra proferida pela professora Ana Maria Barros, Doutora em Ciências Políticas pela Universidade Federal de Pernambuco com o tema: Escola Pública - Inclusão ou Exclusão? 

O evento foi direcionado para os gestores da educação pública estadual e municipal. Drª Ana Maria falou sobre o papel desempenhado pela escola pública de Pernambuco, onde repassou suas experiências ao longo de anos de sala de aula e trouxe para os participantes o papel da escola associada às políticas de direitos e obrigações do cidadão.

Além da diretora da Escola,a vereadora Jéssyca Cavalcanti (PTC), se fizeram presentes o vereador presidente da Casa, Júnior Gomes (PSB), o vice-prefeito e secretário de Educação, Dimas Dantas, Luciene Cordeiro presidente do Sindicato dos Professores, Soraia Veloso representando a GRE, professores da própria escola e da Escola da Maria do Socorro, além de secretários municipais.

Para o vereador Junior Gomes, a Câmara é o lugar onde devem ser debatidos todos os assuntos importantes para população a exemplo da educação. “A vereadora Jéssyca foi muito feliz em ter iniciado as comemorações alusivas aos quinze anos da escola Dr. Adilson por essa Casa. Aqui devem ser discutidos todos os assuntos relevantes para a sociedade, a educação é muito mais que quatro paredes e um quadro, porque interfere diretamente na vida do cidadão e deve está sempre em discursão”, lembrou o parlamentar.

Jéssyca falou da importância da palestrante para os gestores e professores da rede pública de ensino e enalteceu as qualidades da palestrante. “Ninguém mais apropriado que a professora Ana Maria para discorrer sobre os assuntos que permeiam a educação pública. Estamos debatendo educação e visando o futuro, no ano em que Santa Cruz completa sessenta anos de emancipação e a Escola Dr. Adilson faz quinze anos”, comentou a diretora.
 
A Drª Ana Maria falou dos problemas que afetam a educação pública na atualidade e teceu duras  críticas à superlotação das escolas. “Salas de aula com cinquenta, sessenta alunos não é sala de aula, é confinamento de pessoas.Professora que diz que dá aula numa sala com mais de quarenta alunos, não dá aula, faz discurso, ela só dá aula quando sabe o nome de cada aluno e sabe os problemas que afligem cada um deles”,finalizou a palestrante.

terça-feira, 30 de julho de 2013


Evilásio comemora - Barragem da Fazenda São Paulo tem licitação publicada no Diário Oficial
As cidades de Taquaritinga do Norte e Santa Cruz do Capibaribe estão prestes a serem contempladas com mais uma grande obra do Governo de Pernambuco. Trata-se da recuperação da Barragem do São Paulo, grande obra hídrica orçada em R$ 2.344.876,72 que teve a publicação da concorrência pública no Diário Oficial de Pernambuco do dia 27 de julho, com a licitação programada para o próximo dia 28 de agosto no setor de licitações da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos do Estado.

A conquista desta obra representa mais uma grande vitória do Deputado Estadual Diogo Moraes que, juntamente com o Prefeito Evilásio Araújo e o seu grupo político, pleitearam um conjunto de obras que vem sendo atendidas desde 2007 a exemplo da passagem molhada do Algodão, da pavimentação asfáltica de Gravatá do Ibiapina, da adutora da barragem de Mateus Vieira e agora esse pacote de obras se materializa com a abertura do processo licitatório doa recuperação da barragem do Sítio São Paulo.

Com uma capacidade de 240 mil metros cúbicos esta barragem representa uma séria ameaça à cidade de Santa Cruz do Capibaribe em períodos chuvosos, pois sem as obras de recuperação que serão executadas a Capital da Sulanca fica em alerta permanente em virtude das ameaça de inundações, visto que as águas deste manancial deságuam no Riacho que corta praticamente toda a cidade e deságuam no Rio Capibaribe.

Muito satisfeito com mais esta conquista, o Prefeito Evilásio vai pleitear o abastecimento de água do povoado do Algodão e comunidades vizinhas com a implantação da rede de canalização para estas localidades através de pequenos sistemas de abastecimento, de uso muito comuns em comunidades rurais.

“Esta importante obra é de essencial importância para Taquaritinga do Norte e Santa Cruz do Capibaribe, pois representa a realização de um antigo sonho destas cidades e proporcionará a viabilização de uma grande obra hídrica para a região semiárida que se materializou através de muita luta e dedicação do deputado estadual Diogo Moraes, juntamente com o nosso grupo, que não mediu esforços para tornar possível esta grande conquista”, declarou Evilásio.

Com informações da Assessoria de Comunicação
Hilário Paulo vai empossar Roberto Asfora

Hilário, prefeito interino do Brejo da Madre de Deus
O prefeito interino de Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo (PSDC), começou na manhã desta terça-feira (30) uma série de visitas a prédios públicos. Ele e sua equipe estão fotografando as dependências, para segundo ele, comprovar a integridade do patrimônio público neste momento de transição no poder executivo.

Hilário afirmou ao Blog do Marcelo Santa Cruz que tem sido feito um mutirão de limpeza na sede do município e nos distritos, para que Brejo esteja limpo quando da posse de Roberto Asfora (PSDB), que está agendada para a noite desta quarta-feira (31).

Hilário afirmou que ele mesmo vai dar posse de prefeito a Roberto Asfora. “Amanhã, no começo da noite volto assumir a presidência da Câmara de Vereadores e como gestor daquela casa irei passar o cargo de prefeito a Roberto Asfora”, disse ele, que prosseguiu, “saio de cabeça erguida, pois não me sinto um derrotado, fui um vencedor e é assim que me sinto”.

Sobre o concurso público ocorrido no Brejo, Hilário disse que o homologou na última sexta-feira e que possivelmente estará publicando o edital no Diário Oficial. “Estou tentando arrumar dinheiro para pagar a publicação do edital, é quase 43 mil reais que se gasta para fazer esta publicação. Vamos ver se amanhã teremos como publicar”, finalizou Hilário.

Da redação com informações do Blog do Marcelo Santa Cruz
Críticas de Alencar Lopes esquentam debate em torno da Novo Século

O músico Alencar Lopes criou uma grande polemica na manhã desta segunda-feira (29), ao criticar a forma como a Banda Novo Século tem sido gerenciada pela nova diretoria, que assumiu a função no começo deste ano.

Segundo Alencar, as dificuldades financeiras que a Banda tem enfrentado se dão por conta do mau gerenciamento da Instituição. “Pessoas que assumiram a Diretoria e a batuta da banda acreditavam que as coisas caiam do Céu. Ai vai o meu conselho, desçam do salto, arrumem a casa, coloquem a documentação da entidade em dia e tratem os músicos com respeito, pois sabemos das suas limitações, retribuam ao associado mandando pelo menos um acorde sonoro no dia do seu aniversário e por ai vai”, disparou ele em nota enviada a blogs da cidade.

O músico disse ainda que espera que tudo se revolva e criticou a forma como a diretoria tem lidado com a fata de recursos financeiros. “Espero que tudo se resolva, pois não é com esse tipo de pressão que se resolvem as coisas, afinal são 113 anos de história e pra esta diretoria vai ficar feio se eles conseguirem este feito fechar as portas pela a primeira vez. entendo que nenhum órgão governamental ou não governamental vai ajudar uma entidade que não esta se quer com suas CND's (Certidão Negativas de Débitos) em dias”, disparou ele.
Imagem: Blog do Ney Lima
A resposta – sobre o que falou Alencar a diretoria da Banda Novo Século enviou nota a imprensa e rebateu as declarações do músico. Segundo a nota, Banda Novo Século sofre com a falta de estrutura em todos os aspectos, inclusive no fiscal.

“A Banda Novo Século é uma instituição filantrópica isenta de impostos, mas que possui responsabilidades fiscais perante órgãos reguladores da União, todo ano instituição tem por obrigação a entrega de declarações que indicam o funcionamento da instituição e execução de suas atividades”, diz a nota, que segue, “As tais declarações devem ser feitas mediante profissional de contabilidade que a entidade não disponibiliza pela falta de recursos financeiros, mas esta nova diretoria através do ciclo de amizade conseguiu um profissional para ajudar a banda”.

A diretoria informa também que ainda esta semana a Banda terá o número exato de declarações e atualizações que deixaram de ser feitas por gestões anteriores.

Outros problemas foram citados na nota. “A Sociedade Musical possui outros problemas funcionais como a falta de incentivo para músicos e alunos, nos tempos em que vivemos é extremamente complicado ter sempre disponível pessoas que são voluntárias, o que no caso dos músicos acaba em desencontros”.

Para fechar, a diretoria informa que está buscando saídas para os problemas que enfrenta atualmente. “A nova diretoria está bolando um projeto que tem o apoio de entidades renomadas que se prontificaram a ajudar a instituição nessa nova empreitada, a intenção é poder incentivar financeiramente músicos e alunos, e formar um corpo docente e uma coordenação pedagógica para estruturar uma verdadeira filarmônica em nossa cidade”.

Da redação "Direto ao Ponto"
Exclusivo - Romero Leal pode deixar o PSDB e ir para o PTB

Informações dão conta que o ex-prefeito de Vertentes, Romero Leal estaria de saída do PSDB. Romero, que externou há alguns meses a vontade de disputar uma vaga na ALEPE em 2014 estaria na mira do PSL e do PTB.

O “x” da questão é que em Vertentes o PTB é comandado por Dr. Ivaldo Figueiroa, que concorreu ao cargo de prefeito na eleição de 2012 pelo grupo que faz oposição a Romero e ao atual gestor, Alan Kardec.

A participação do senador Armando Monteiro, presidente do PTB no Estado, deve ser fundamental na definição dor rumos do partido em Vertentes, no entanto, a ausência dele e o menosprezo com o que ele tem tratado as cidades que compõe o Polo de Confecções, faz com que acreditemos que essa novela deve se arrastar por um bom tempo.

César Mello
EM PRIMEIRA MÃO - Dimas Dantas nega possível dobradinha de Zé Augusto e Da Fonte
Em entrevista concedida ao programa “Nordeste em Foco” o vice-prefeito e secretário de educação de Santa Cruz do Capibaribe, Dimas Dantas (PP) disse que conversou com o deputado Eduardo Da Fonte e o mesmo negou a existência de um acordo em torno de uma dobradinha com Zé Augusto (estadual) e Da Fonte (federal) para a eleição de 2014.

“Conversei com o deputado Da Fonte ontem, ele está em Miami, e me disse que não existe nenhuma conversa nesse sentido, por sinal ele me garantiu que o federal de Zé Augusto será Silvio Costa que investiu pesado na campanha derrotada nele em 2012”, disse Dimas.

O vice-prefeito disse ainda que ao contrário de Zé Augusto, Da Fonte tem obras a serem mostradas em Santa Cruz. “Da Fonte tem o que mostrar em nossa cidade, ao contrário de Zé Augusto, que em quase três anos de mandato não conseguiu um alfinete sequer para nossa região”, afirmou ele, que completou, “Zé é um deputado sem prestígio, tanto é que não tem condições de concorrer a reeleição”.

César Mello
A “curiada” de Zé?

Em meio as discussões ocorridas na manhã desta segunda-feira (29) em rádios da cidade, sobre o que será feito no Calçadão do Moda Center Santa Cruz, um ponto chamou a atenção de algumas pessoas. Em entrevista concedida a Rádio Polo FM, o deputado federal José Augusto Maia (PTB) disse que não esteve no Calçadão e que acompanhou as notícias sobre a ida do prefeito Edson Vieira (PSDB) àquela área apenas através da mídia local.

No entanto, um dos carros do deputado foi visto nas proximidades do Calçadão, dando a entender que José Augusto estava “curiando” os debates ocorridos entre o prefeito Edson e os comerciantes.

Confira a foto abaixo:

Toinho descumpre acordo com grupo Taboquinha e anuncia candidatura a ALEPE

Toinho e amigos, reunidos na Vila do Pará
O ex-prefeito santa-cruzense Toinho do Pará (PTB) deixou de lado o que foi debatido e acordado na reunião do grupo Taboquinha, ocorrida há algumas semanas, e anunciou via facebook que será mesmo candidato a deputado estadual em 2014.

No encontro do partido oposicionista ficou definido que todos trabalhariam pelo consenso em torno de um só nome para a disputa estadual, já que o próprio Toinho, os vereadores Fernando Aragão e Ernesto Maia, além do deputado federal José Augusto Maia também externaram a vontade de disputar uma vaga na ALEPE.

Segundo Toinho, ele se reuniu com amigos na Vila do Pará e decidiu que apesar de todo o seu empenho como homem público, sem um mandato ficará difícil trabalhar pelo povo de Santa Cruz e região. “Tenho sido muito bem recebido pelos secretários, deputados e outras autoridades e todos prometem se empenhar para encaminhar os projetos que apresento”, disse ele, que seguiu, “Cheguei à conclusão que para ter mais força para aprovar os projetos, preciso estar diretamente ligado ao poder, e por essa razão, resolvi voltar a disputar um mandato legislativo. Serei candidato a deputado nas eleições de 2014”.

O anúncio de Toinho fará com o que o processo de definições dentro do grupo Taboquinha seja acelerado, inclusive com definições de apoios e rupturas, que estão prestes a acontecer.

César Mello

segunda-feira, 29 de julho de 2013


Moda Center inicia recapeamento asfáltico dos estacionamentos laterais
A administração do Moda Center Santa Cruz deu início, na última quarta-feira (24), o recapeamento asfáltico dos estacionamentos laterais do condomínio. Este é o primeiro recapeamento que os estacionamentos laterais recebem desde que o parque foi construído, em 2006.

Diferentemente do asfalto existente, conhecido como Tratamento Superficial Duplo (TSD) – uma espécie de revestimento flexível econômico de pequena espessura, o asfalto que está sendo aplicado desta vez tem qualidade superior e uma durabilidade acima de 15 anos.

“O Moda Center está arrumando a casa para receber bem os nossos clientes. Foram providenciais as ações de tapa-buracos que fizemos nos estacionamentos laterais, mas precisávamos fazer um trabalho mais sólido, que durasse vários anos", disse o síndico Valmir Ribeiro.

Em no máximo 20 dias, o recapeamento dos estacionamentos laterais estará concluído, já o asfaltamento de toda a área frontal deverá ficar pronto em até 80 dias.

Com informações da Assessoria
Prefeito de Campina Grande diz que Santa Cruz e Toritama sobrecarregam saúde da cidade paraibana
Atravessando uma das maiores crises de sua história na saúde pública, a administração pública da cidade de Campina Grande busca saídas para o drama vivido diariamente por centenas de pessoas, que buscam atendimento médico no município, que é tido como uma referência para toda a região.

O prefeito Romero Rodrigues (PSDB) anunciou que o município ganhará, em até 30 dias, a Casa da Gestante, um local com 20 leitos para onde as mães que tiveram filhos no ISEA – Instituto de Saúde Elpídio de Almeida, serão encaminhadas para receber os cuidados necessários antes do retorno às suas casas.

Também será transferida uma parte do setor administrativo do Isea para permitir a instalação de 30 novos leitos. Os anúncios foram feitos pelo prefeito dentro das medidas, que ele acredita serem necessárias para melhorar o atendimento na maternidade municipal.

O ISEA tido como o maior hospital-maternidade do estado da Paraíba atravessa uma enorme crise administrativa. Casos de pacientes aglomeradas em corredores e até mesmo partos feitos no improviso, ganharam a mídia e causaram um enorme constrangimento no âmbito do governo tucano.

O prefeito ressaltou que há uma demanda crescente de atendimentos obstetrícios no ISEA. Campina Grande, que possui 173 municípios referenciados para atendimento no Isea, frequentemente atende pacientes de outras localidades da Paraíba que não são referenciadas, ou seja, não fazem o ressarcimento dos serviços executados ao município.

Em busca de justificativas para a má fase que atravessa a saúde pública na cidade, Romero disse também outra sobrecarga se dá devido ao atendimento a pacientes de outros estados, como Pernambuco, que envia pacientes dos municípios de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama.

Da redação com informações do portal PB Agora
Nas bases - o deputado estadual Diogo Moraes reservou o fim de semana visitar cidades que compõe sua base política. Dentre os municípios por onde ele passou está Vertentes, onde a oposição tem se reunido e buscado se manter atenta aos atos do poder executivo.

Mandato dinâmico - segundo o deputado, a proximidade do político com os municípios é fundamental para o sucesso de seu mandato. “O homem público moderno não pode se restringir aos quatro cantos do seu gabinete. Tenho o objetivo de aproximar minhas ações de toda a sociedade e isso só se torna possível diante um projeto político voltado para todos os municípios de Pernambuco”, disse ele.

Muito proveitoso - já o Procurador Federal, Paulo Lima, um dos líderes oposicionistas de Vertentes, disse que o encontro com Diogo Moraes foi muito proveitoso. “Foi muito bom, pois tivemos a oportunidade de o futuro da oposição em Vertentes”, disse ele, citando ainda as presenças de Paulo de Lu, Dr. Ivaldo Figueiroa e o conselheiro tutelar, Zenaildo.
No Brejo também  - o deputado também esteve na cidade de Brejo da Madre de Deus, onde visitou as comunidades de Tabocas, Cachoeiras de Mandaçaia e o distrito de Mandaçaia. Diogo esteve na companhia dos vereadores Bolão e Josevaldo.

A posse de Asfora - o prefeito eleito de Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora, assumirá o cargo na próxima quarta-feira, dia 31. A cerimônia de posse acontecerá às oito da noite na Câmara de Vereadores de Brejo.

Festa na rua - segundo o ex-vereador Carga Pesada, logo após a solenidade acontecerá um show em praça pública com atrações ainda não definidas. “Vamos fazer uma grande festa, pois toda a cidade quer comemorar este momento, que marca a volta de Roberto Asfora ao comando de nosso município”.
A função de Carga Pesada - Carga, considerado o braço direito de Asfora exercerá o cargo de administrador distrital. Ficará a cargo dele a gerência municipal dos distritos de Fazenda Nova, Mandaçaia e Barra do Farias. Além disso ele exercerá a função de assessor de imprensa.

O nome para São Domingos - de acordo com Carga, a função de subprefeito de São Domingos, cargo desejado por muitos, ficará com o jovem Felipe Truta. “Essa informação ainda é extraoficial, mas Felipe deve mesmo ser o próximo subprefeito de São Domingos, que além dele terá o vice, Zé Dercílio atuando diariamente naquela localidade”.

Odon nas ondas do Rádio - o prefeito de Toritama, Odon Ferreira, concedeu entrevista ao “Nordeste em Foco” de hoje. Ele falou de sua ida a uma das emissoras de Rádio da Capital do Jeans. O prefeito concedeu entrevista e fez uma prestação de contas sobre os seis meses de sua administração.

Prestando contas - ele foi acompanhado por secretários que detalharam pontos técnicos da difícil gestão que teve início no dia 01º de janeiro deste ano. “Fizemos uma prestação de contas e mostramos ao povo que estamos trabalhando e só não fizemos mais porque o prejuízo deixado por Flávio foi muito grande”, disse Odon.

Bem diferente - um ponto que chamou a atenção foi a forma como o prefeito foi acolhido pela população que esperava no lado de fora da emissora o término da entrevista. “Ao contrário do que aconteceu com ele (Flávio Lima), eu e meus secretários fomos festejados pelo povo. Eram mais de duas mil pessoas que nos esperavam, foi muito sentir o carinho de todos”, disse Odon.

Edson no Calçadão - o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, visitou na manhã de hoje o Calçadão do Moda Center Santa Cruz. Ele disse que o encontro foi muito proveitoso, pois de acordo com ele, os comerciantes entenderam que o projeto de revitalização daquela área será bom para todos.

Lamentou - em entrevista concedida ao “Nordeste em Foco”, Edson lamentou a postura do deputado federal Jose Augusto Maia e disparou críticas contra ele. “Vejo com tristeza que em um momento como esse o deputado federal usa de politicagem para debater um assunto sério”, afirmou Edson.

Nem um tostão sequer - o prefeito seguiu no ataque. “Como prefeito que foi por oito anos ele nunca olhou para aqueles comerciantes. Como deputado federal ele nunca colocou um real sequer de suas emendas para beneficiar aquela área e agora ele chega no Calçadão com um discurso meramente político”.

Zé também falou - enquanto Edson batia pesado no deputado, ele contra-atacava em entrevista na Polo FM. O deputado disse que o prefeito foi vaiado quando compareceu ao Calçadão, para debater com os comerciantes a questão da revitalização daquele espaço.  O fato foi negado logo em seguida pelo prefeito, que voltou a criticar a abordagem política do deputado.

César Mello
O AMIGO DA ONÇA - PMDB AMEAÇA COM PEC PARA LIMITAR MINISTÉRIOS A 20
Uma discussão polêmica acaba de ser aberta formalmente pelo principal aliado do governo, o PMDB - limitar legalmente o número de ministérios. A ideia parte do líder do partido na Câmara, deputado Eduardo Cunha (RJ) e, nessa medida, soa como mais uma dura provocação à aliança do partido com o governo.

A presidente Dilma Rousseff tem reiterado que não vê necessidade de reduzir a extensão de seu primeiro escalão, hoje com 39 ministros. Cunha quer que, doravante, o governo tenha no máximo 20 ministérios. A regra seria incorporada à Constituição por meio de uma PEC a ser apresentada por Cunha nos próximos dias.

Para o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), a proposta "é uma excrescência". Segundo ele, "a criação de ministério, a redução de ministério é tarefa privativa do Poder Executivo". Líder do DEM, o deputado Ronaldo Caiado (GO) também está pegando carona na ideia, mas questiona a quantidade sugerida por Cunha. O PSDB do pré-candidato Aécio Neves também não demorará a entrar nessa.
DEU NA PEDRA - PMN DESCARTA FUSÃO COM PPS E ENCURRALA SERRA
Chegou definitivamente ao fim o projeto de criação da Mobilização Democratica (MD). O PMN anunciou ontem, em convenção extraordinária, a decisão de não se fundir ao PPS. Para o ex-governador José Serra (PSDB), o fim das negociações pode reduzir seu interesse de migrar para o partido de Roberto Freire e abandonar os tucanos em seu projeto presidenciável de 2014.

A criação da nova legenda permitiria, pela lei, aos deputados e vereadores aliados de Serra deixarem o PSDB sem perder o mandato. No novo cenário, ele teria que sair sozinho.

Além disso, o PPS via na fusão a oportunidade de elevar sua bancada na Câmara de 11 para 14 deputados com os três parlamentares do PMN. E, assim como ocorreu com o PSD, do ex-prefeito Gilberto Kassab, a legenda poderia formar uma base com 20 deputados ao abrir a janela de um mês para que políticos mudem para novas siglas sem perder seus mandatos.